Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

IX Encontro Regional de História

Olá, leitores!
No período de 10 a 13 de Novembro de 2014, acontecerá em Belém, IX Encontro Regional de História, em Belém, na Universidade Federal do Pará. 
 IX Encontro Regional de História - "Memória e Cidadania: Diálogos entre História e Política"
Memória e Cidadania: diálogos entre história e política.
Para os interessados estarei ministrando o Mini Curso:História da Alimentação na Amazônia (1850-1900).
Embora interesse de objeto de estudiosos desde pelo menos o século XIX, quando alguns trabalhos sobre a história da alimentação ou de práticas alimentares vieram a ser publicados na Europa, foi com certeza no século XX que a historiografia melhor se debruçou sobre o tema, tornando-o um campo de pesquisa igualmente aberto aos historiadores, visto que até então o era restrito ao olhar médico, mesmo que humanista, ou daqueles ligados ao folclore e à antropologia. 
Não perdendo de vista, portanto, como fora construído o campo de investigação historiográfica acerca da história da alimentação, atentando para a sua importância como lócus para uma melhor compreensão das relações sociais e suas hierarquias em dada sociedade, foi pensado o presente mini-curso, que tem como foco central o estudo da história da alimentação na Amazônia. 
Lembrando que o curso também é interessante para quem tem interesse pelo tema de uma forma geral.

Espero por vocês, lá!

Comentários

As receitas populares