Já o jirau [já falei dele por aqui] segundo Raimundo Morais é um: "Estrado erguido sobre achas entre o teto e o solo para guardar mantimentos nas dispensas. Palanque usado ao ar livre nas ilhas, onde a terra alaga, como pequenas hortas e jardins aéreos".(2) Observem que as hortas suspensas nascem de uma necessidade e adaptação à natureza e ao território. Na fotografia, de Luiz Cláudio Mário, temos uma horta flutuante de ribeirinhos, localizada no Lago Mamirauá, em Alvarães, no Amazonas, na década de 1980.(3) É um belo registro da horta suspensa. Importante acrescentar ainda, que o fotógrafo Luiz Claudio Marigo, tem um trabalho pioneiro em dedicar-se a fotografia da natureza, sendo ainda o primeiro a ser premiado com no BBC Wildlife Photographer of the Year. As fotografias de Luiz Claudio são um presente. Particularmente, eu acho bonita demais essa fotografia dos ribeirinhos chegando à sua horta suspensa. E você já conhecia a história das hortas suspensas?
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998.
Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📝As palavras ques estão dentro dos colchetes são acréscimos meus.
📸(3)Ribeirinhos e horta flutuante.
Luiz Cláudio Mário, Lago Mamirauá,
Alvarães, AM, Década de 1980. Fotografia Coleção Luiz Cláudio Marigo, Rio de Janeiro, RJ. p, 169. 📌Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. Uso educacional.
(1) Panorama da Alimentação Indígena
Comidas, Bebidas & Tóxicos na Amazônia Brasileira. Nunes Pereira. Editora Livraria São José. Rio de Janeiro, 1974. p, 8/9.
(2)MORAIS, Raimundo. O meu dicionário de coisas da Amazônia. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2013.p, 109.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...