Pular para o conteúdo principal

Menu de Madame.


Segunda-feira com receita histórica, da coluna Menu de Madame, publicada em Belém,  no jornal Folha do Norte, no ano de 1950.

As receitas são também retrato do contexto daquela época e da sociedade. Através dos ingredientes e das formas de preparo é possível identificar todas as misturas e influências ao longo de seu processo histórico.(1) A coluna Menu de Madame era voltada para a mãe, a mulher da casa, dona do lar, socializando receitas. Importante dizer que a coluna publicada no jornal Folha do Norte pode ser compreendida à luz das explanações de Maluf & Mott, quando demonstram a constituição de um padrão pelo qual a sociedade, nas primeiras décadas do século XX, construiu para o papel da mulher como mãe de família. Um discurso que era elaborado a partir do papel de mãe, esposa e dona de casa. (2) A historiadora Maria Cecília Pilla ao analisar os manuais de administração do lar e livros de cozinhas que circulavam no Brasil da virada do século XX até meados de 1960 observou que os mesmos apresentavam uma estrutura voltada para a ideia de “rainha do lar” ou a dona-de- casa, como aquela que pode governar sua casa e desta forma sua cozinha. Neles tem-se a ideia de que a cozinha aparece como principal parte da casa sendo nela que ao fazer a comida cria-se toda uma harmonia da casa.(3) A coluna Menu de Madame foi publicada durante todo o ano de 1950, no jornal Folha do Norte, em Belém e estava centrada na ideia analisada por Pilla. A coluna Menu de Madame, tem início em 30 de abril daquele ano e surge com quatro receitas. (4) Volta a aparecer novamente em 7 de maio de 1950.(5) Na publicação de 14 de maio, as receitas aumentam para cinco descrições, quantidade que mantêm-se até o fim do ano, o que demonstra que havia interesse do público na dita coluna, pois, ela não apenas manteve-se por todo o ano com regularidade como também
passa a aumentar o número de receitas. Em 6 de agosto a coluna aparece com certo destaque, com título em letras maiores e em duas colunas; na publicação de 20 do mesmo mês, a coluna ganhou uma ilustração, sendo apresentada com
a imagem de uma mulher, uma cozinheira, bem vestida.  A funcionária do lar da Madame, segurando uma colher com um alimento, que ela preparava na panela a ferver e de onde saía uma misto de fumaça e aroma. Na outra mão ela segurava a tampa da panela, com jeito de quem sabia e dominava as técnicas da cozinha.(6) Hoje compartilho com vocês duas receitas: soufflé de cenouras e bolo de camarão. Publicadas num domingo, 28 de maio de 1950.

SOUFFLÉ DE CENOURAS
Ralar cenouras que dêem um prato e refogá-las com todos os temperos, deitando meia xícara de água; depois de cozido, deixar esfriar. Juntar, então, quatro gemas, uma colher de manteiga, uma de queijo ralado e as claras batidas em neve. Despejar num prato de pirex, cobrir com queijo ralado e enfeitar com azeitonas. Levar ao forno quente e servir também quente.

BOLO DE CAMARÃO
Põem-se numa panela, 2 colheres de sopa de manteiga ou de banha; juntam-se os temperos que se queira. Depois de bem quente, juntam-se 3 colheres de farinha de trigo, 1 xícara de leite ou um pouco mais, azeitonas inteiras ou picadas, 6 batatas cozidas e amassadas, um pouco de queijo ralado e meio quilo de camarões cozidos. Vira-se numa forma, cobre-se com farinha de rosca e coloca-se no forno para corar.(7)
✍️🏼E você?Me conta qual destas duas receitas históricas tu vais fazer?


.
.
.
📚✍🏽 Referências.
(1) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. Menu de Madame: influências lusitanas na alimentação em Belém, Pará, Brasil, Revista Brasileira de Gastronomia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p.74-96,jul./dez. 2018.DOI: http://dx.doi.org/10.34181/rbg
2018.v1n1.p, 74-96.
(2) MALUF, Marina & MOTT, Mária Lúcia. Recônditos do mundo feminino. In: SEVCENKO, Nicolau. (Org.) História da vida
privada no Brasil: da belle époque à era do rádio. Vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Em relação a questões acerca de um ideário feminino e do no Pará ver: CANCELA, Cristina. Destino cor de rosa, tensão e escolhas: os significados do casamento em uma capital amazônica (1870-1920). Cadernos Pagu(30), 2008, p. 301-328.
(3) PILLA, Maria Cecília. Labores, quitutes e panelas: Em busca do Lar Ideal. In: Cadernos Pagu (30), janeiro-junho de 2008. pp. 329/343.
(4) Folha do Norte,30 de abril de 1950, p. 07. (5) (6)Folha do Norte,7 de maio de 1950, p. 07.(7) Folha do Norte, 28 de maio de 1950. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bolacha preta.

Bom Dia! Em fins da década de 80, fazíamos as famosas viagens de carro, no meu caso era de caçamba mesmo,  meu pai que é do Rio Grande do Norte, levava toda a família pra visitar a família dele e íamos felizes daqui do extremo Norte para o Nordeste. Lembro que nas viagens, em especial, na volta mamãe trazia uma boa reserva de Bolacha Preta, que eu vinha degustando e que tanto adoçavam minha viagem e meu paladar. Eram dias muito felizes e saborosos! Na última viagem que minha mãe fez, eu pedi que me trouxesse a dita bolacha, queria matar a saudade gustativa. A sorda é um popular e tradicional biscoito originário do nordeste brasileiro. Feito de uma massa composta de trigo, mel de rapadura e especiarias, tais como cravo, canela e gengibre. É fabricado artesanalmente ou industrializado por fábricas panificadoras em quase todos os estados do nordeste brasileiro, sendo muito consumido na área do sertão. Conhecido também em algumas localidades por bolacha preta, vaca pr...

Mestre Martinho- Arraial.

Osvaldo Orico dizia que o que faz a cozinha amazônica única é que ela é uma cozinha ao ar livre. De fato, esse é um dos aspectos que mais eu amo em Belém. Especialmente, no São João e também em outras festividades, os arraiais, faziam a alegria da população. Segundo Orico, "À porta das igrejas. Na calçada dos largos. Na relva dos jardins públicos. Na esquina de certas ruas. Em qualquer ponto onde vierem pousar as tacacazeiras com as panelas amarradas em toalhas para conservar o calor ou com os fogareiros para esquentar munguzá, os bolos de milho, os beijos ou ferver as pupunhas e os piques que trazem nos paneiros".(1) Um dos arraiais mais famosos de Belém era o arraial de Mestre Martinho, no Umarizal,  cujo brinde para quem subisse no pau-de-sebo era gordas galinhas assadas, pães-de-ló ou outro petisco cobiçado no momento. No arraial de Mestre Martinho, "Mestre Martinho fazia erguer nas redondezas de sua palhoça (...) Era o mastro de um velho navio abandonado...

Filhós, filhoses ou beilhoses.

, Não era biscoito, pão, pudim nem mousse... A primeira receita que reproduzi do livro O Cozinheiro Imperial foi Verdadeira receita de beilhoses. Tenho certeza que muitos conhecem pelo nome de Filhós ou filhoses! Comecei por essa receita, porque ela tem uma memória gustativa tão boa pra mim. Enquanto eu fazia, lembrava dos filhoses que a minha tia Leila fazia e ainda faz .... ahhhh os delas são tão bons, não tem iguais. Foi tia Leila, irmã de minha mãe, que me "apresentou" os filhoses de abóbora e, naquela época eu não imaginava a origem dos beilhoses, mas, como criança gulosa que sempre fui, amava cada pedacinho daqueles filhoses crocantes por fora, macios por dentro e com aquele gosto inigualável de abóbora, canela e açúcar. Consigo até sentir o cheiro e sabor agorinha mesmo. Mas, você sabe que os beilhoses ou filhoses, fazem parte da doçaria portuguesa? O historiador portu...