Pular para o conteúdo principal

Évora: templo de Diana, termas romanas e restaurante A Muralha.


Évora é uma cidade Portuguesa, na região do Alentejo. Famosa pelos monumentos da época do Império Romano, especialmente, o Templo de Diana, um dos mais conservados, além da Muralha e banhos públicos. É a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais antigas. 

Fomos de ônibus que saem de hora em hora e num dia foi possível ver os principais Monumentos que queríamos. Viagem de cerca de duas horas de Lisboa, super confortável, com direito a um linda paisagem até o destino. 



Templo de Diana. Local de Culto Imperial. 





Com um centro-histórico muito preservado, rico e que passeia entre ruínas do Império Romano, tomada pelos Mouros e cidade medieval. Recebeu em 1986 o título de  Patrimônio Mundial pela Unesco. Já foi chamada de Cidade-Museu. Inicialmente, foi denominada de Évora Liberalitas Júlia, em homenagem a Júlio César, mantém em bom estado de conservação as Ruínas dos banhos públicos. 


As ruínas  dos banhos públicos está localizado onde hoje é a Câmara Municipal de Évora, importante ir visitar antes das 17 horas, porque é o horário que fecha. 






Banhos Públicos Romanos.




Ruínas dos Banhos Públicos. 





Praça do Sertório s/n, 7004-506 Évora, Portugal














Praça do Sertório.


Nós havíamos pedido que o taxista nos deixasse no templo de Diana, como é no Centro Histórico de lá, nós iríamos andando e conhecendo os pontos importantes. O templo de Diana está muito bem conservado e é uma lindeza a parte. Ele compõem a zona histórica ao redor do Largo do Conde de Vila Flor. Onde além do Templo encontra-se o Museu de Évora, a Catedral da Sé e também o Jardim de Diana, um dos miradouros mais bonitos. É de uma lindeza! 

O Museu de Évora é um dos mais importantes de Portugal, são mais de 20.000 peças entre pinturas, artefatos arqueológicos, mobílias e livros. O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, ocupa um antigo Palácio Episcopal e fica do ladinho da Catedral da Sé. Suas origens remontam a 1804, quando o então, Arcebispo de Évora Dom Manuel do Cenáculo criou a Biblioteca Pública de Évora.
A coleção do Museu é uma das mais lindas! 
Museu de Évora.




Museu de Évora. 




Museu de Évora. 




Políptico da Sé de Évora. 

            Uma das Pinturas de destaque é o Políptico da Sé de Évora, uma obra flamenga, de finais do século XV-XVI. Composta por 19 painéis remanescentes do retábulo, com 13 cenas da vida da Virgem Maria e mais 6 painéis pequenos com cenas da Paixão de Cristo.


Josefa de Óbidos. 

       Ainda é possível de ver pinturas da Escola Portuguesa dos séculos XIV a início do século XIX. Com obras De Gregorio Lopes, Diogo de Contreiras, Pedro Nunes e Luiz Morales "O divino".  A coleção tem uma riqueza de obras de Josefa de Óbidos, uma das minhas pintoras favoritas e que traz uma variedade de obras sobre natureza morta com influências das obras de Andaluzia.  














Tem criança no Museu. Marji adorou!






Rua Alcarcova.
     Na saída do Museu, resolvemos almoçar e descemos a rua Alcarcova, resolvemos parar em um restaurante bem movimentado. Aliás, tinha muitos frequentadores locais almoçando por lá, eu sempre digo que se você não conhece o lugar, observe as seguintes coisinhas: está movimentado? Tem gente local comendo? Se sim, pare porque é bom. O Restaurante chama-se A Muralha, na frente temos as seguintes informações: "restaurante-pastelaria-fabrico próprio- homenade since 1969".
A Muralha o restaurante de fachada amarela a esquerda. 

     
    A Muralha fica na Rua Alcarcova de cima, número 27, 7000842. Estava bem movimentado, com mesas cheias, tem um bom serviço, muitas pessoas locais almoçando ou levando o almoço pra casa. Ambiente é agradável e a comidinha não demora para chegar. Eu pedi um Bacalhau à Brás, que estava muito saboroso. As sobremesas são bem apetitosas e muitas das opções são de doces tradicionais portugueses.  É ainda, experimentamos a cerveja local Sagres, que existe desde 1940, muito boa. 
Cerveja Local Sagres.

Bacalhau à Braz. 


       O restaurante a Muralha é uma excelente opção. Comida saborosa, bom atendimento e preço justo. Eu recomendo uma passagem por ele. Eu ainda tenho outras dicas para Évora, como a postagem já está muito grande, vou fazer uma parte II falando do Quiosque Jardim de Diana e ainda do Café "Arcada". Bem, Évora é uma cidade muito charmosa e tão linda! Um dia por lá nos permite criar lindas memórias. 

Até o próximo prato.  







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bolacha preta.

Bom Dia! Em fins da década de 80, fazíamos as famosas viagens de carro, no meu caso era de caçamba mesmo,  meu pai que é do Rio Grande do Norte, levava toda a família pra visitar a família dele e íamos felizes daqui do extremo Norte para o Nordeste. Lembro que nas viagens, em especial, na volta mamãe trazia uma boa reserva de Bolacha Preta, que eu vinha degustando e que tanto adoçavam minha viagem e meu paladar. Eram dias muito felizes e saborosos! Na última viagem que minha mãe fez, eu pedi que me trouxesse a dita bolacha, queria matar a saudade gustativa. A sorda é um popular e tradicional biscoito originário do nordeste brasileiro. Feito de uma massa composta de trigo, mel de rapadura e especiarias, tais como cravo, canela e gengibre. É fabricado artesanalmente ou industrializado por fábricas panificadoras em quase todos os estados do nordeste brasileiro, sendo muito consumido na área do sertão. Conhecido também em algumas localidades por bolacha preta, vaca pr...

É CARNAVAL.

Na pintura de Debret temos uma imagem do Carnaval  ou como era chamado no século XIX, de Dia d'entrudo. O dia d'entrudo que começava no domingo e seguia-se nos três dias gordos, era dia de festa em que os brincantes se jogavam "limões "cheios de água perfumada. A cena se passava no Rio de Janeiro, no ano de 1823. Segundo Debret: " O carnaval no Rio e em todas as províncias do Brasil não lembra, em geral, nem os bailes nem os cordões barulhentos de mascarados que, na Europa, comparecem a pé ou de carro nas ruas mais frequentadas, nem as corridas de cavalos xucros, tão comuns na Itália. Os únicos preparativos do carnaval brasileiro consistem na fabricação dos limões-de-cheiro, atividade que ocupa toda a família do pequeno capitalista, da viúva pobre, da negra livre que se reúne a duas ou três amigas, e finalmente das negras das casas ricas, e todas, com dois meses de antecedência e à força de economias, procuram constituir sua provisão de cera. O limão-...

Quadrados Paulista.

Olá, leitores! Essa receita é daquelas que é sensacional, veja bem: eu coloquei dois conceitos no meu livro um M/ DE MARAVILHOSO E UM E/excelente de tão boa que é!Façam, hoje mesmo :) sem palavras para descrever a tal gostosura. Quando fiz e provei essa receita, entendi que o livro Dona Benta tem raridades únicas e me questionei como aquela blogueira fazia duras críticas ao livro? Por que a minha experiência com ele a cada receita tem me deixado mais maravilhada, só posso pensar que a pessoa não deva entender muito da grandiosidade que é um livro que por gerações vem fazendo parte da cozinha de tantas pessoas...Enfim, vamos a receita: Quadrados Paulistas: p. 829. Ingredientes: Massa: 1 xícara chá de manteiga. 2 xícaras chá de açúcar. 2 xícaras chá de trigo. 1 colher de chá de fermento. 1/2 xícara de leite. 4 ovos separados. Glacê: Açúcar. Água ou sumo de laranja. Modo de Fazer: passo-a-passo:  Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas,...