Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Quadrados Paulista.

Olá, leitores!
Essa receita é daquelas que é sensacional, veja bem: eu coloquei dois conceitos no meu livro um M/ DE MARAVILHOSO E UM E/excelente de tão boa que é!Façam, hoje mesmo :) sem palavras para descrever a tal gostosura. Quando fiz e provei essa receita, entendi que o livro Dona Benta tem raridades únicas e me questionei como aquela blogueira fazia duras críticas ao livro? Por que a minha experiência com ele a cada receita tem me deixado mais maravilhada, só posso pensar que a pessoa não deva entender muito da grandiosidade que é um livro que por gerações vem fazendo parte da cozinha de tantas pessoas...Enfim, vamos a receita:

Quadrados Paulistas: p. 829.

Ingredientes:
Massa: 1 xícara chá de manteiga.
2 xícaras chá de açúcar.
2 xícaras chá de trigo.
1 colher de chá de fermento.
1/2 xícara de leite.
4 ovos separados.

Glacê:
Açúcar.
Água ou sumo de laranja.

Modo de Fazer: passo-a-passo: 
  1. Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas, batendo sempre e bastante. Depois, aos poucos, junte a farinha. Quando formar uma pasta bem ligada, junte as claras batidas em neve.
  2. Por último, dissolva o fermento no leite e adicione à massa.
  3. Quando tudo estiver bem batido, ponha em uma assadeira untada de manteiga e leve ao forno quente.
  4. Ao retirá-lo do forno ainda quente, cubra com o glacê, feito com açúcar desmanchado em  sumo de duas laranjas em fogo até engrossar ou estiver em ponto de pasta. (O meu eu só engrossei um pouco).
  5. Depois de frio, corte em quadrados.
  6. Delicie-se!
MARAVILHOSO!
E você fez a receita? Gostou? Passa por aqui pra contar pra gente!

Comentários

As receitas populares