Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Omelete ao leite...

Olá, leitores!
Quase uma semana sem receitas! Alguns contratempos que estão me deixando mais sem tempo do que posso aguentar e mesmo imaginar, ufa...
Mas, como não consigo ficar muito tempo longe do blog...
Tratei de fazer uma receita mais prática, rápida e super gostosa.
Aqui vai a receita...
Aliás, está é do livro Dona Benta...

Omelete ao leite: p. 169.


Ingredientes:
3 ovos.
1 xícara de leite.
2 colheres de trigo.
2 colheres de queijo ralado.
1 colher de sopa de cheiro-verde picado.
Pitada de fermento em pó.
Manteiga ou margarina.
Sal.

Modo de Fazer: passo-a-passo:
  1. Bata os ovos: primeiro as claras em neve, misturando depois as gemas.(eu bati os ovos inteiros).
  2. Junte o leite, o trigo, o queijo ralado, o sal, o cheiro-verde picado e o fermento.
  3. Bata tudo muito bem. 
  4. Derreta, numa frigideira, um pouco de manteiga ou margarina e, assim que estiver quente, vire-lhe por cima a mistura com ovos, de forma que se esparrame bem, tomando todo o fundo da frigideira.
  5. Quando a omelete estiver frita por embaixo, o que levará uns 2 minutos, vire a omelete para fritar do outro lado. Eu coloco um prato que cubra a frigideira e viro, depois com cuidado coloco na frigideira a omelete do lado que precisa fritar.
  6. Sirva-a simples ou, se quiser, com arroz branco.
Dicas: Eu não bati as claras em neve, bati os ovos inteiros e deu super certo. Você pode colocar legumes cozidos ou pedaços de frango já cozidos na massa.

Comentários

As receitas populares