Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Peixe Assado.

Olá, leitores!
Começando a semana com uma receita Dona Benta o peixe assado, fiz ontem e ficou muito bom!
Mamãe estava para o interior, casa da minha avô e trouxe esse peixinho, pra mim. Estava delicioso!
Vamos à receita:

Peixe Assado: p.570.
Ingredientes: 

1 peixe de 2 a 3 kg.(eu usei a pescada branca)
1/4 de xícara chá de suco de limão.
100g de manteiga ou margarina.
1/4 de xícara chá de azeite.
salsa, alecrim e cebolinha picados.
sal e pimenta-do-reino.

Modo de Fazer: passo-a-passo:

  1. Depois de limpo, dê alguns talhos profundos transversais no peixe, dos dois lados. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino.
  2. Misture o suco de limão, o azeite, a salsa, o alecrim e a cebola. Despeje essa marinada sobre o peixe e deixe repousar por cerca de duas horas.

  3. Unte com manteiga ou margarina coloque numa travessa refratária ou numa assadeira comprida.
  4. Regue com um fio de azeite e leve ao forno quente, regando regularmente  com próprio molho em que foi temperado.
Dicas: Nos primeiros 30 minutos eu tampei com papel alumínio. Aqui em casa eu servi com ervilha e ovo. Fica gostoso também com um arroz branco.



Comentários

As receitas populares