A bolacha preta.

Bom Dia!
Em fins da década de 80, fazíamos as famosas viagens de carro, no meu caso era de caçamba mesmo,  meu pai que é do Rio Grande do Norte, levava toda a família pra visitar a família dele e íamos felizes daqui do extremo Norte para o Nordeste. Lembro que nas viagens, em especial, na volta mamãe trazia uma boa reserva de Bolacha Preta, que eu vinha degustando e que tanto adoçavam minha viagem e meu paladar. Eram dias muito felizes e saborosos!

Na última viagem que minha mãe fez, eu pedi que me trouxesse a dita bolacha, queria matar a saudade gustativa. A sorda é um popular e tradicional biscoito originário do nordeste brasileiro.

Feito de uma massa composta de trigo, mel de rapadura e especiarias, tais como cravo, canela e gengibre.

É fabricado artesanalmente ou industrializado por fábricas panificadoras em quase todos os estados do nordeste brasileiro, sendo muito consumido na área do sertão.

Conhecido também em algumas localidades por bolacha preta, vaca preta, batentope, engasgador.

Na minha memória, logo na primeira mordida, a sorda trouxe o mesmo sabor que lembrava só que com um ingrediente a mais: trouxe as lembranças das idas, que foram poucas, para visitar os parentes distantes. Lembrei, lembrei e lembrei...

Desta vez, foi diferente...a Bolacha preta foi degustada em minha família, pela filha e pelo marido...ela agora faz parte também das lembranças e memórias deles. É o caráter da memória gustativa dos sabores se renovando na minha cozinha. 

Até o próximo prato!  

Comentários

  1. boa noite ,vc pode me dar a receita com faz esta bolacha de rapadura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátima tudo bem? Infelizmente não tenho essa receita. Comprei pronta os biscoitos. Abs.

      Excluir
  2. Olá Pessoal. Sou do Sul e gostaria de comprar. Poderiam indicar algum site de fornecedor deste biscoito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Aldemir,
      As minhas sempre são trazidas quando minha mãe viaja ao Nordeste. :( Não tenho informações de fornecedor. Abs.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas