Pão-de-ló Victoria!

Boa Tarde!

Pão de ló Victória!

"O Vitória é o clássico bolo britânico de duas camadas. Tem massa de pão de lo, com uma crosta muito leve. Tradicionalmente aromatizado com baunilha e recheado com geleia e chantili".( In: Revista Delícias ao forno. 2013. Editora Planeta de Agostiniano do Brasil). 
Segundo consta depois da morte em 1861 do Príncipe Albert, a rainha Victoria extremamente desgostosa, sumiu da vida pública.
 Assim, anos depois, seus conselheiros aconselharam a rainha da Inglaterra a fazer cafés e festas em seu jardim para que seu povo tivesse oportunidade de vê - la. Mesmo imensamente triste com a perda do marido. Os chás foram organizados.O bolo preferido a rainha e que nunca faltava nestes chás era um pão de ló leve recheado com geleia elaborada com as frutas dos pomares reais. Eles passaram então a serem chamados de pão-de - ló Victoria. 
Segundo Bryson, quando "morreu seu amado príncipe Albert, em dezembro de 1861, os relógios no quarto dele ficaram parados no minuto da sua morte, 10h50; e a mando da rainha seu quarto continuou a ser cuidado como se ele estivesse apenas temporariamente ausente, e não enterrado em um mausoléu próximo ao palácio. Todos os dias um valete escolhia roupas do príncipe; sabão, toalhas e água quente eram trazidos para o quarto no momento oportuno, e depois levados embora normalmente". In: Bryson, Bill.Em casa:uma breve história da vida doméstica. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 362.

E você gostou da história sobre o Pão-de-ló Victória? Deixe um recadinho...
Até o próximo prato!

Comentários

Postagens mais visitadas