Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Alfarroba: algumas palavras!

Boa Noite!
Que este sábado termine com as bençãos de Deus!

Agora os bolos e outras gostosuras da família vão ficar mais saudáveis e deliciosos.
A alfarrobeira é uma árvore selvagem, originária da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, de cor marrom escuro e sabor adocicado. 
O pó produzido da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Ela tem baixo valor de gordura e alto teor de açúcares naturais. O que faz dela um alimento saudável. 
Ela é free glúten, lactose e adição de açúcares. Além do mais não apresenta agente alergênico ou estimulante como a cafeína presente no cacau. E gente o sabor é de um chocolate só que um "chocolate saudável".


E vocês vão fazer o que com a Alfarroba?
Me digam se gostaram!!
Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares