Grande parte de nossas memórias são o que eu chamo de memórias afetivas gustativas, são aquelas memórias que o ponto de resgate delas são os sabores. Aquele sabor que quando você coloca na boca, no mesmo momento te remete a uma lembrança saborosa, você automaticamente volta a casa da sua avó, da sua mãe ou de outro momento que pelo paladar marcou para sempre sua memória.
Eu tenho muito amor por pelas minhas memórias afetivas relacionadas a comida, muitas vezes nem pensamos como é forte nossa relação com nossas memórias relacionadas aos sabores e aos afetos que criamos ao longo da nossa vida e como elas acalentam nossa alma. As memórias afetivas ligadas ao sabor são pedaços de felicidade.
Por isso, a primeira postagem de 2018, será a receita dos Biscoitos à Italiana, de 1840, encontrada no primeiro livro de receita publicado no Brasil, no século XIX, tem gosto de casa de avó, uma receita super fácil, prática e fica deliciosa. Você inclusive pode fazer com a criançada.
É uma receita muito deliciosa!
Biscoitos à Italiana.
450g de açúcar.
450 g de manteiga.
700 g de farinha de trigo.
6 gemas.
canela.
Cravos.
Modo de Fazer: passo-a-passo:
- Numa tigela bem grande amasse o açúcar, manteiga, trigo, as gemas, canela e alguns cravos.
- Faça então broinhas, pinceladas com ovo batido.
- Unte uma assadeira com manteiga, coloque nelas as broinhas e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar.
![]() |
| Com a mão na massa. |
![]() |
| Prontinhas para ir ao forno. |
É você pensou em quais memória afetivas formadas a partir dos sabores?
Até a próxima receita!


Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...