Na tela intitulada "Natureza morta com frutas do Novo Mundo; Les fruits du Nouveau Monde", de Debret, um óleo sobre tela; de dimensões 76 x 113 cm. É possível visualizarmos uma parte da grande variedade de frutas regionais.
Segundo os autores, Julio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago, a pintura que foi presente ao irmão François e "(...) está tela de grandes dimensões é um dos trabalhos mais ambiciosos do artista, que lhe permite reunir numa só composição muito da extraordinária riqueza da flora brasileira, representada por seus principais frutos".(1) Às frutas brasileiras sempre foram um grande atrativo aos "olhos dos viajantes" . A grande diversidade, a riqueza e as possibilidades de consumo eram sempre mencionados. O próprio Debret fala que "Le Brésil possède d'immenses ressources alimentaires, surtout pour ses habitants, d'une extrême sobriété (...) de bananes, et de différents fruits que le sol produit en grande quantité; elle trouve donc sa nourriture assurée à peu de frais; et si les besoins s'accroissent, la nature, par sa fécondité, peut non-seulement y suffire au nécessaire, mais encore aux superfluités du luxe, même des tables d'Europe". (2) Para Debret, a quantidade e variedade eram suficientes para abastecer o Brasil e ainda levar abastecer a Europa. Na pintura, as frutas que aparecem são:
"1-Ananás coroado.
2- Ananás de cor verde.
3-Coco-tucum.
4-Cana-de-acúcar.
5-Fruto do cajueiro.
6-Coco-de-indaiá.
7-Laranja tangerina
8-Coco-de-catarro.
A- Cidra.
B- Limão-doce
C- Café.
D- Maracujá.
E- Coco-de-iri.
F- Coco-de-guriri
G- Coco-de-dendé
H- Grumixama
I- Folha de mamão.
K- Regime de Bananas verdes.
L-Flor de bananeira.
a- Invólucro do coco-da-bahia.
b-Coco-da-bahia.
c-Cajá.
d- Melancia
e- Cana-de-açúcar indígena.
f- Laranja-de-umbigo.
g- Araça-do-campo.
h- Maracujá.
j-Folha de bananeira.
k- Fruto do cacto de raqueta.
l- Manga.
m- Cambucá.
I- Pinhão.
II- Pitanga.
III- Limão-azedo.
IV- Mamão.
V- Goiaba.
VI-Pequenas bananas de jardim.
VIII- Jambo.
VIII- Bananas-são-Tomé
IX- Jabuticaba. (2)
Agora imagina se Debret tivesse feito um quadro somemte com às frutas da região Norte? E você, já reconheceu todas as frutas que estão representadas na pintura? Qual tua preferida?
.
.
.
📚✍️🏽 Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
🖼(1)(3) J. B. Debret, Rio de Janeiro. 1826. In: Debret e o Brasil Obra Completa 1816-1831. Julio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago. Nova edição revisada e ampliada. Editora Capivara, 2013. P. 200. 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. p, 102; 103.
(2) Debret, Jean Baptiste, Voyage pittoresque et historique au Brésil [...]
[...] ou, Séjour d'un Artiste Français au Brésil, depuis 1816 jusqu'en 1831 inclusivement, époques de l'Avenement et de l'Abdication de S. M. D. Pedro 1er, fondateur de l'Empire brésilien. Dédié à l'Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France, par J. B. Debret. Editor: Paris : Firmin Didot Frères. 1835. In: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm-ext/3916
Segundo os autores, Julio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago, a pintura que foi presente ao irmão François e "(...) está tela de grandes dimensões é um dos trabalhos mais ambiciosos do artista, que lhe permite reunir numa só composição muito da extraordinária riqueza da flora brasileira, representada por seus principais frutos".(1) Às frutas brasileiras sempre foram um grande atrativo aos "olhos dos viajantes" . A grande diversidade, a riqueza e as possibilidades de consumo eram sempre mencionados. O próprio Debret fala que "Le Brésil possède d'immenses ressources alimentaires, surtout pour ses habitants, d'une extrême sobriété (...) de bananes, et de différents fruits que le sol produit en grande quantité; elle trouve donc sa nourriture assurée à peu de frais; et si les besoins s'accroissent, la nature, par sa fécondité, peut non-seulement y suffire au nécessaire, mais encore aux superfluités du luxe, même des tables d'Europe". (2) Para Debret, a quantidade e variedade eram suficientes para abastecer o Brasil e ainda levar abastecer a Europa. Na pintura, as frutas que aparecem são:
"1-Ananás coroado.
2- Ananás de cor verde.
3-Coco-tucum.
4-Cana-de-acúcar.
5-Fruto do cajueiro.
6-Coco-de-indaiá.
7-Laranja tangerina
8-Coco-de-catarro.
A- Cidra.
B- Limão-doce
C- Café.
D- Maracujá.
E- Coco-de-iri.
F- Coco-de-guriri
G- Coco-de-dendé
H- Grumixama
I- Folha de mamão.
K- Regime de Bananas verdes.
L-Flor de bananeira.
a- Invólucro do coco-da-bahia.
b-Coco-da-bahia.
c-Cajá.
d- Melancia
e- Cana-de-açúcar indígena.
f- Laranja-de-umbigo.
g- Araça-do-campo.
h- Maracujá.
j-Folha de bananeira.
k- Fruto do cacto de raqueta.
l- Manga.
m- Cambucá.
I- Pinhão.
II- Pitanga.
III- Limão-azedo.
IV- Mamão.
V- Goiaba.
VI-Pequenas bananas de jardim.
VIII- Jambo.
VIII- Bananas-são-Tomé
IX- Jabuticaba. (2)
Agora imagina se Debret tivesse feito um quadro somemte com às frutas da região Norte? E você, já reconheceu todas as frutas que estão representadas na pintura? Qual tua preferida?
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📚✍️🏽 Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
🖼(1)(3) J. B. Debret, Rio de Janeiro. 1826. In: Debret e o Brasil Obra Completa 1816-1831. Julio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago. Nova edição revisada e ampliada. Editora Capivara, 2013. P. 200. 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. p, 102; 103.
(2) Debret, Jean Baptiste, Voyage pittoresque et historique au Brésil [...]
[...] ou, Séjour d'un Artiste Français au Brésil, depuis 1816 jusqu'en 1831 inclusivement, époques de l'Avenement et de l'Abdication de S. M. D. Pedro 1er, fondateur de l'Empire brésilien. Dédié à l'Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France, par J. B. Debret. Editor: Paris : Firmin Didot Frères. 1835. In: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm-ext/3916
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