Jantar com amigos.

Bom Dia!
Fiz um jantar com amigos que ficou muito bom!
O menu foi escolhido do livro de receitas "Le cordon Bleu", um dos meus preferidos. Ficou tudo maravilhoso!
A composição da mesa foi um dos charmes da noite! 


Mesa posta!
Tive o maior cuidado com a composição da mesa. Eu adoro os detalhes de uma boa mesa. Achei que o resultado final foi nota 10. E você o que achou?

O jantar foi composto de uma entrada, vinho, dois pratos principais e uma sobremesa e aqui peço desculpas ao leitor pois não tirei a foto da sobremesa. E assim as receitas colocadas aqui serão somente da entrada e dos pratos principais. 

Entrada: 
Delícia, não!?

Foi uma salada de feijão-verde com bacon que inclusive já coloquei a recita aqui. Ficou deliciosa e servir com um pãozinho pra completar.
Salada de Feijão-verde.
Prato Principal 1: Foi um dos mais saborosos...
                     
Bife com pimenta: "Uma maneira simples de confeccionar este tradicional prato francês de origens muito controversas. Pelo menos quatro chefs afirmam ter sido os criadores deste prato entre 1905 e 1930". In: "Le Cordon Bleu"; receitas de guisados.

Ingredientes: 

4 bifes de cerca de 150-180g cada um de alcatra.
100g de manteiga clarificada. (Com 180g de manteiga para obter 100g de clarificada. Derreta a manteiga em lume bem baixo e num tacho de fundo térmico, sem mexer ou agitar o tacho. Retire a espuma da superfície e, deite a manteiga limpa para um recipiente, deixando o sedimento no tacho. Tape e guarde no frigorifico até precisar. Poderá conserva-la durante 4 semanas).
800 ml de caldo de carne.
50g de cebola, em rodelas finas.
10g de pimenta em grãos, esmagada.
50ml de vinho branco.
50 ml de brande.
pequenas folhas de salsa fresca, para guarnecer.

Modo de Fazer: passo-a-passo:
1. Tempere os bifes com sal. Aqueça a manteiga clarificada numa frigideira baixa, mas suficiente larga para comportar os 4 bifes. Coloque os bifes na frigideira e deixe cozinhar durante 3-4 minutos, se gostar deles mal passados, ou um pouco mais tempo se não gostar. Retire da frigideira, tape com folha de alumínio para não arrefecer e coloque de parte. Se preferir os bifes bem passados, cozinhe-os durante 3 minutos cada lado, transfira depois para um prato e leve a forno quente (200 graus/posição 6 do forno a gás) durante 8-10 minutos. Retire e tape com papel de alumínio.

2. Deite o caldo num tacho médio e engrosse até obter cerca de 400 ml. Deite a cebola ou a chalota na frigideira e deixe tomar cor durante 3-4 minutos antes  de juntar a primeira preta. Adicione o vinho e metade do brande, mexa com uma colher de pau para soltar o suco de carne do fundo, misture bem e deixe ferver durante 1 minuto até ficar com uma consistência semelhante a xarope. Adicione o caldo de carne e ferva. Cozinhe o molho durante 7 minutos, ou até parecer xarope, e depois adicione o resto do brande.

3. Junte os bifes ao molho e aqueça durante 3-4 minutos, sem deixar que o molho ferva. Sirva em pratos individuais aquecidos ou numa travessa. Guarneça com salsa e sirva com batatas fritas ou com batatas assadas.


O prato principal 2...fica para próximo post a receita!
E você gostou do prato? Fez? Comente.

Até o próximo prato!










Comentários

Postagens mais visitadas