Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Enquete.

Olá, leitores!
Pensando em uma forma de ter a participação mais ativa de vocês, que também fazem parte do blog. Resolvi que a partir de hoje, colocarei uma enquete, na qual, vocês encontraram opções de receitas e poderão escolher aquela que vocês querem ver nas postagens, sendo ensinadas. 
Desta forma, cada um daquele que acessam o blog, o que está crescendo a cada dia, poderão também participar! Então votem, bastante e escolham o prato que querem saborear com os "olhos".
Escolhi para essa primeira enquete, quatro pratos que são uma delícia: o primeiro Berinjela na caçarola, foi um prato que encontrei em um livro de receitas medievais que estou lendo, assim que terminar faço um comentário para vocês. O segundo, o bolo Xadrez numa versão nordestina dos engenhos de fins do século XIX. 
Já as duas receitas finais, trazem a modernidade de nossas vidas, são feitas no microondas, mas tão saborosas quanto as duas primeiras: um brigadeirão uma das sensações atuais e uma boa massa! Agora é com vocês! Podem votar e escolher.
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares