Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Verdadeira receita de beilhoses...

Boa Tarde, Braseeeeel,
Hoje trago mais uma receita do nosso projeto do primeiro livro de receita brasileiro, o Cozinheiro Imperial  de R. C. M. O livro traz as receitas e quitutes que compunham a mesa das elites no Brasil Imperial. Em grande parte as receitas eram repetições europeias em especial da cozinha portuguesa. 

O verdadeiro beilhoses, segundo R. C. M.
Herança que chegou aos nossos dias, me lembro bem da minha tia Leila fazendo nas tardes em Abaeté filhós de abóbora que nós crianças nos lambuzávamos com café...
Aqueles filhoses tinham sabor único e que até hoje permeiam a minha memória gustativa. 

Essa receita datada de 1840 é realmente especial, fica delicioso cheio de sabor. E vamos à ela...
Verdadeira receita de beilhoses:
Ingredientes: 
O livro.

1 abóbora menina.
3 ovos inteiros.
Farinha de Trigo.
sal.
Azeite para fritar.
Calda de açúcar.
mel. 
canela.

Modo de Fazer: passo-a-passo: 
  1. Cozinhe a abóbora-menina, até ficar bem macia. Passe pela peneira para retira a semente.
  2. Na mesma panela que cozinhou coloque os ovos, sal e o trigo. O trigo você vai colocando aos poucos até dar ponto. não pode ficar muito mole nem muito duro a consistência é essa aqui...
     
  3. Numa frigideira coloque o azeite e quando estiver bem quente vá colocando colheradas da massa e deixe dourar, quando um lado estiver dourado vire e vá colocando para secar num prato com papel toalha.
  4. Regue com calda de açúcar, mel e polvilhe canela. 
  5. Sirva em seguida e delicie-se!

Até o próximo prato!





Comentários

As receitas populares