Sobre Batata-doce

Olá, leitores!
Perdoem minha ausência estes dias, semana passada foi extremamente atribulada, começaram as minhas aulas do doutorado e entre textos imensos para ler, estava me adaptando a nova rotina: aulas, leituras, blog, administração da casa e o mais importante de tudo os cuidados com minha princesinha e o marido... Ufa!
Mas, aos poucos a nova rotina vai se encaixando e cá estou cheia de novas postagens esperando o momento de escreve-las.
Hoje trouxe uma curiosidade sobre a batata-doce:
Vocês sabiam que...
A Jetica assim chamadas pelos indígenas, era amplamente utilizada no período colonial em grande parte do Brasil, sobre essa utilidade temos o relato de Ambrósio Fernandes Brandão, um senhor de engenho e escritor português que viveu no Brasil entre os séculos XVI- XVII; Seu livro "Diálogo das Grandezas no Brasil", foi acabado em 1618, nesta obra ele ao se referir a batata-doce comentou: "muitas excelentes batatas, muito melhores das que se levam a Portugal, de que se fazem bocados, doces maravilhosos e batatada em panelas com marmelada e também se comem assadas e cozidas". In: BRAGA, Isabel. M. R. Sabores do Brasil em Portugal: descobrir e transformar novos alimentos (séc XVI-XXI). São paulo: Editora Senac: São Paulo, 2010. p. 11.
Agora me digam se não ficaram com vontade de uma batata-doce?
Até o próximo prato!

Comentários

Postagens mais visitadas