Um tempinho sem postar! Imaginem só final se semestre na pós e eu tendo que entregar ainda 16 resenhas! Pensem na "alegria"...(Ninguém merece!).
E no meio disso tudo tem a administração da casa e os cuidados com a família...
Mas, aos poucos estou entregando tudo na data certa.
Bem, vou começar minhas postagens deste mês de férias escolares com uma receita que é uma maravilha, de verdade! É possível fazer para as crianças, ela tem um gostinho de suspiro de vó.
A receita é antiga, foi tirada de um livro do final do século XIX, chamado de "O Doceiro Brasileiro"; tem uma publicação recente do SESC São Paulo.
Em Portugal, grande parte dos doces foram desenvolvidos nos conventos, onde as irmãs faziam para vender, por está razão, eles acabaram popularizando-se com nomes como: Barriga de Freira, Beijo de Freira e por aí vai. Apesar deste doce está num livro que originalmente foi publicado aqui no Brasil, algumas receitas atravessaram o Atlântico e foram elaboradas no além-mar. Acredito que essa foi uma delas! Vamos a receita...
![]() |
| Beijos de Freira. |
Beijo de Freira:
500 g de açúcar.
4 claras.
1 limão. Deste vamos tirar o sumo, eu fiz com 40 ml de sumo, e o vidrado já falei do vidrado em outra postagem, se você quiser saber sobre vidrado de limão clique aqui. Vamos lá, para o passo a passo.
Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Na batedeira bata muito bem o açúcar com as claras. Até ficar uma massa branca e bem cremosa. Dá vontade de comer sem nem mesmo ir ao forno...
3. Acrescente o sumo do limão e o vidrado e bata mais um pouco.
4. Forre com papel manteiga uma forma grande (eu usei duas) e unte com manteiga.
5. Agora coloque as colheradas do doce e leve ao forno brando, por cerca de 1 hora. Os beijos de Freira ficam levemente corados quando prontos!







Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...