Beijo de Freira.


Olá, leitores!
Um tempinho sem postar! Imaginem só final se semestre na pós e eu tendo que entregar ainda 16 resenhas! Pensem na "alegria"...(Ninguém merece!).
E no meio disso tudo tem a administração da casa e os cuidados com a família...
Mas, aos poucos estou entregando tudo na data certa.
Bem, vou começar minhas postagens deste mês de férias escolares com uma receita que é uma maravilha, de verdade! É possível fazer para as crianças, ela tem um gostinho de suspiro de vó.
 A receita é antiga, foi tirada de um livro do final do século XIX, chamado de "O Doceiro Brasileiro"; tem uma publicação recente do SESC São Paulo. 
Em Portugal, grande parte dos doces foram desenvolvidos nos conventos, onde as irmãs faziam para vender, por está razão, eles acabaram popularizando-se com nomes como: Barriga de Freira, Beijo de Freira e por aí vai. Apesar deste doce está num livro que originalmente foi publicado aqui no Brasil, algumas receitas atravessaram o Atlântico e foram elaboradas no além-mar. Acredito que essa foi uma delas! Vamos a receita...

Beijos de Freira.
Beijo de Freira:
500 g de açúcar.
4 claras.
1 limão. Deste vamos tirar o sumo, eu fiz com 40 ml de sumo, e o vidrado já falei do vidrado em outra postagem, se você quiser saber  sobre vidrado de limão clique aqui. Vamos lá, para o passo a passo. 

Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Na batedeira bata muito bem o açúcar com as claras. Até ficar uma massa branca e bem cremosa. Dá vontade de comer sem nem mesmo ir ao forno...
3. Acrescente o sumo do limão e o vidrado e bata mais um pouco. 
4. Forre com papel manteiga uma forma grande (eu usei duas) e unte com manteiga.
5. Agora coloque as colheradas do doce e leve ao forno brando, por cerca de 1 hora. Os beijos de Freira ficam levemente corados quando prontos!


Percebam essa massa, que linda! Essa é daquelas massas que quando você olha, logo diz vai dar certo!

Agora, com eles já prontinhos se acabem! LITERALMENTE!
hum!

DOCES DICAS: 1. Meus beijos de freira ficaram grandes pois fiz com colheradas, você pode reduzir o tamanho colocando num saco de confeitar se preferir, agora dá um pouquinho de trabalho, como estava sem muito tempo fiz as colheradas.
2. Deixe um espaço entre os beijos pois eles crescem.
3. O forno tem que estar bem fraquinho, o meu eu coloque em 160 graus. tem que estar no ponto de suspiros.
4. Para ficarem crocantes e macios, coloque num pote de vidro e vá deliciando-se um pouquinho todo dia...







Comentários

Postagens mais visitadas