Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Uma ideia regional...

Olá, leitores!
Quero compartilhar hoje com vocês duas novidades (pelo menos para mim!:) Outro dia andando pela estação das Docas com a família (eu gosto de ir lá...pois, minha pequena pode correr horrores, aliás minha pequena princesa adora dar uma voltinha por lá)...pois bem, eu entrei numa loja chamada de "Égua de Camiseta" e gostei muito da ideia: camisetas com estampas divertidas e temas regionais...uma graça! Quem quiser entrar no site da loja clique aqui. Além, do mais achei o atendimento de uma jovem que lá estava vendendo nota 1000!
Há esta altura você deve estar indagando: O que uma loja de camiseta tem haver com um blog de comidinhas? Será que agora o blog vai falar sobre moda? Acalmem-se... estou chegando ao assunto central deste post: a cachaça de jambu! Isso mesmo, além das camisetas bem legais (comprei uma para minha bebê que ficou linda); encontrei a venda numa prateleira umas garrafinhas que continham a cachaça de jambu. Dias antes assistindo um programa local, vi uma reportagem desta cachaça; desenvolvida aqui pelo dono do bar meu garoto; Leo Porto, ela vem ganhando cada vez mais numero maior de adeptos da dita cachaça. Pois, bem eu não pude tomar um pouquinho naquela manhã... dei essa tarefa ao meu esposo que após fazer a degustação, a descreveu com um leve amortecimento da língua  e um sabor bem diferente. Ele aprovou! Disse que é bem saborosa! O jambu é uma das grandes riquezas gastronômicas de nossa região: utilizado no pato no tucupi, no tacacá em receitas mais gourmet e tantas outras, agora também na versão de cachaça. Que tal provar? Além de ser encontrada lá na estação das docas você~e encontra a venda no bar "meu garoto" localizado rua senador Manoel Barata , 928. Esquina com a travessa Frei Gil de Vila Nova, no bairro da campina.


Aqui está a cachaça de jambu.


Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares