A imagem do "coador de Café, do Caipirira do Vale do Paraíba", de 1937, encontrada no livro de Sampaio, nos mostra um hábito tão comum ao longo de todo o Brasil. Nas palavaras de Sampaio sobre o conceito de "café: infusão do pó de café torrado e moido, adoçada com açucar, rapadura ou caldo de cana (moida geralmente em"sovaco", como produto caseiro). (1) Preparar os utensílios, fazer e tomar o café é um ritual existente em todo o mundo. Como nos aponta a historiadora
Ana Luiza Martins, "O hábito de tomar café como bebida prazerosa, em caráter doméstico ou em recintos coletivos, deslancharia a partir de 1450". E ainda, "(...) a cafeteria como ponto de encontro e lugar de convívio social, vingou pelo mundo afora, atestando não só a ampla disseminação da bebida, mas sobretudo, a função celebrativa, advinda dexseuvteor, estimulante e liberador de emoções ".(2) Uma bebida que agrega. Queremos marcar algo com quem gostamos e dizemos "vamos tomar um café!?", "venha tomar um café em casa seu fulano" tomar café é socializar. Também, reflete hábitos locais, a exemplo da personagem em Dalcídio Jurandir "Ela pegou, disse: Mas se abanque que vou lhe fazer um café. Meu filho vai lavar o coador de café no rio".(3) o habito de tomar café e que começa em preparar os utensílios, Dalcídio Jurandir nos traz a lavagem do coador no rio. Na casa de minha avó tinha um parecido com o da imagem, lembro que todos que chegavam eram recebidos com uma boa xícara de café, bem quente e fumegante.
🎨"Coador de café do Caipira do Vale do Paraíba (decalque esquemático ) (seg. Gentil de Camargo. São Paulo, 1937. In: A.J. Sampaio. A alimentação Sertaneja e do interior da Amazônia. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 1944. Biblioteca pedagógica brasileira Brasiliana.🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.
(1) Sampaio. op. cit., p. 224.
(2) Martins, Ana Luiza. História do café. São Paulo: Contexto, 2008. p. 21 e 29.
(3) Jurandir, Dalcídio. Belém do Grão- Pará. Editora Martins. 1960. p. 128.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...