As mil faces da Batata

Olá, leitores!
Após breve ausência nas postagens, estamos de volta!
A barriga já está bem grande e pesadinha, a filhotinha já está querendo sair!!
Hoje quero compartilhar com vocês a importância da batata, tão popular e nutritiva que muitas vezes nos esquecemos de sua importância e suas mil faces, além de ser um alimento coringa!
A batata hoje é encontrada em qualquer supermercado e por módicos preços! Um kilo aqui em Belém custa em média R$2,50 a R$3,00. Aqui em casa sempre temos uma batatinha e podem ter certeza que ela é sempre muito usada. 
A batata é originária da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, da região do lago Titicaca e já era plantada há mais de 8 mil anos atrás, atravessou o Atlântico no século XVI com os espanhóis indo para a Espanha, Itália, França e Alemanha. A partir do século XVIII, ela ocupa lugar de importância pelas suas qualidades nutritivas, ora era ideal para combater a fome, em especial numa Europa que vez por outra passava por crises de fome. Durante as guerras mundiais a batata ocupou um lugar de destaque, pois bastavam algumas e água com sal e estava pronta uma sopa nutritiva, ora em plena guerra, onde falta de tudo um pouco, comida racionada: uma sopa era um grande banquete!
Em épocas de fartura era comum na Europa come-las assadas. Aos poucos a batata ganhava novos pratos e sabores. Nos dias de hoje ela também pode ser considerada como um alimento coringa, pois faz-se de tudo um pouco com ela: suflê, salada, batata frita, assada, recheada, purê e o que mais a imaginação permitir. Experimente fazer um prato com uma boa batatinha e delicie-se!
Até o próximo prato!

Comentários

Postagens mais visitadas