Tortilla Espanhola receita exclusiva do participante especial: Oscar.

Olá, leitores!
Minha Ducentésima postagens tinha que ser especial não é!? Pois bem, domingo nosso amigo Oscar que anda por terras paraense resolver fazer ou melhor nos presentear com as  tortillas espanholas, para o almoço em casa de amigos. Em 2009, quando Oscar e família passaram uma temporada por aqui, nossas famílias ficaram amigas e naquela ocasião ele e família nos presentearam com um tortilla deliciosa, mas, naquela época eu andava finalizando a dissertação, dando aulas a semana todo e não tinha como manter o blog, na realidade o blog só surgiu depois...
Quero aproveitar a postagem, para mandar um abraço saudoso à Irene, Jordy e Jun, já estamos ansiosos para conhecer o pequeno Jun. 
Desta vez, fiz questão de acompanhar cada momento da preparação deste prato para poder compartilhar com vocês. E para nossa alegria a receita é super exclusiva, era feita pelos pais do Oscar em um café que eles tinham em Barcelona, é receita valiosa! Desde já agradeço ao Oscar compartilhar sua receita no blog. E aos amigos queridos que cederam sua casa ao blog. 
Antes... quero colocar algumas curiosidades sobre este prato.
A Tortilla tem sua primeira documentação, em Navarra. É um documento anônimo datado de 1817. Intitulado de "Memorial de la ratonera". Por ser um alimento sustancioso acabava saciando a população. Com o tempo, ela apresenta variações como adição de chouriço, pimentões vermelhos. As origens eram feitas essencialmente com batata, ovos, cebola e azeite. 
Agora, vamos a receita: 
TORTILLA ESPANHOLA: Cerca de 6 a 8 porções.
Tortilla Espanhola.

Ingredientes: 
4 batatas grandes.
1 cebola grande.
7 a 8 ovos.
Sal.
Óleo para fritar.

Modo de Fazer: Passo-a-Passo:
1. Corte a batata em pedaços finos e pequenos para se cozinhar bem.
2. Corta a cebola em quartos.
3. Coloque numa frigideira grande óleo (generosamente).
4. Coloque a batata e a cebola, tampe e deixe fritar por cerca de 15 minutos em fogo baixo.



Oscar com a mão na massa...


5. Coloque sal.
6. Quando a batata e a cebola estiverem tenra, cozidas. Acrescente os ovos.

7. Bata os ovos coloque mais um sal no ovos, retire um pouco do óleo da panela e sob fogo forte jogue o ovo.
8. Nos primeiros segundos você pode mexer para misturar. Deixe cozinhar por 4 a 5 minutos e vire a tortilla. Deixe pra cozinhar o outro lado, cerca de 5 minutos com o fogo alto. Depois, coloque no prato e sirva-se! Gente é uma delícia!

A tortilla servida com uma salada, estava um verdadeiro manjar! A salada servida pelos amigos Rafael e Franciane estava  uma delícia!
DICAS UTILÍSSIMAS: 
1. Use um óleo suave do tipo: canola, girassol.
2. Bata primeiro as claras, pois, dar uma crescida na massa, depois misture com as gemas e bata mais um pouco.
3. Quando você for virar a tortilla, utilize um prato grande ou tampa também grande. Tipo como fazemos com a omelete!
4. Oscar me informou que a utilização da cebola, varia de região para região.
Até o próximo prato!


Comentários

  1. Olá Sidiana, que post maravilhoso!!! As fotos ficaram ÓTIMAS!!! A receita deu àgua na boca - TOTAL: Tenho que tentá-la urgentemente... abraço grande da Terra dos Alpes :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra querida!
      Eu também gostei muito do post...ficou legal, né! Estou tentando melhorar as fotos...quem sabe um dia chego na perfeição das suas... Quanto a tortilla, faça mesmo! Pois é uma delícia e não se esqueça...quando fizer passa por aqui para contar pra gente como foi. Um grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas