Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Bolo Imperador.

Olá, leitores!
Ontem, fiz uma receita de bolo do meu livro Dona Benta: comer bem, uma edição especial completa que estou amando. É maravilhoso! Então estou iniciando um novo marcador no blog: Dona Benta: Comer bem; o qual tratará das receitas que vou fazer deste livro. Eu fiz a receita do bolo Imperador e adaptei colocando uma cobertura de chocolate 70% cacau. Ficou uma maravilha! Dos deuses.

Aqui vai a receita:

Bolo Imperador: 
In: Livro Dona Benta: Comer bem. Publicado pela Companhia Editora Nacional. p. 822.

Ingredientes:

5 ovos.
3 xícaras de açúcar.
3 xícaras de trigo.
1 xícara de maisena.
2 colheres de sopa de manteiga.
1 colher de sopa de fermento.
1 xícara de leite ou cerveja. (Eu usei leite).

Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1.Bata as gemas com o açúcar e a manteiga.
2. Depois as claras e o resto dos ingredientes, por último acrescente o fermento em pó.
3. Em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca, leve ao forno quente.
4. Cerca de 40 minutos.


Cobertura: ( No livro da Dona Benta o bolo não tem cobertura, você desenforma e serve. Mais eu adaptei e fiz uma cobertura. Ficou delícia). 
1 lata de leite condensada.
100g de chocolate 70% cacau.
Leve ao fogo, o leite condensado e o chocolate e mexa bem, como se fosse fazer brigadeiro. Quando engrossar, desligue o fogo e jogue em cima do bolo. 


Dicas: 1. Deixe o bolo esfriar para jogar a cobertura. 2. E assim que sair do fogo, jogue a cobertura no bolo, não deixe esfriar para você trabalhar melhor com ela. 


Até o próximo prato!

Comentários

  1. Este livro é bárbaro!
    Tenho a edição passada/antiga. Ñ revisada.
    Pena custar tão caro. Ñ q ñ valha a pena. Vale e muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Soraya!
      Que raridade vc tem, a edição antiga, vc tem uma edição que para nós historiadores, vale muito!
      Abs. Sidiana Ferreira.

      Excluir
  2. Quando minha mãe ganhou este livro na década de 1960 ela começou a experimentar as receitas, e marcou este bolo como delicioso, e eu adorava. Hoje querendo fazer para meus filhos entrei na internet para para pesquisar " Bolo imperador livro Dona Benta", e fiquei super feliz em encontrar a receita em seu blog, Muito obrigada! Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, obrigada você pela visita! Esse bolo é delicioso mesmo! O livro da Dona Benta é maravilhoso, pois, eu acredito que em algum momento ele passou pela casa de alguma família, ele tem um ar de casa de mãe, de avó ou de tia, não é!?
    Fiquei emocionada com seu relato, a comida tem destas coisas não é, ela tem muito mais do que sabor ela vem carregada de sentimentos.
    Achei linda sua história e como foi marcante pra vc e sua essa receita. E agora, você fazendo para seus filhos.
    Eu espero que um dia minha filha tenha um pouco dessa lembrança, que você tem da sua mãe...
    Muito Obrigada!
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

As receitas populares