Que ao longo da História da Humanidade, as pestes e epidemias que assolaram a humamidade sempre estão direta ou indiretamente relacionadas aos alimentos ou a falta deles. Sabe-se que,provavelmente, o vírus Covid-19 se manifestou em uma feira de animais vivos nos idos de dezembro de 2019 na província de Wuhan, na China, depois falou -se que o consumo de animais tidos como exóticos, no caso dos morcegos, eram fatores responsáveis. O consumo do morcego desenvolve um vírus denominado de Sars, assim o vírus foi rebatizado de Sars-CoV-2. Não é característica apenas da China, e não é de hoje que animais tidos como "exóticos" ou "estranhos" são consumidos por razões diversas. Vamos entender historicamente como nasce esse hábitos dos chineses. No caso, da China, existe questões culturais e simbólicas que levam ao consumo destes animais. A alimentação na China sempre esteve ligada a medicina. Franco nos diz que os Chineses "associam cozinha e medicina de forma que, às vezes, é difícil perceber os limites entre elas". (P. 131). Muitos acreditam que comer a carne de animais como os morcegos é restaurador ou usam determinados animais como remédios. Esse é um aspecto. Por outro lado, os Chineses com uma história de "escassez, pobreza e fome", por diversos períodos "aprenderam" a comer de tudo pra sobreviver. É uma cozinha com ausência de "proibições e tabus" por isso, "tudo que fosse comestível tinha de ser utilizado, é nada podia ser desperdiçado". (P. 134).
Mas, se foi na feira de Wuhan o foco inicial da pandemia, é preciso pensar que o estado em que estes animais estavam deve ter papel importante na contaminação e não somente o consumo. Cabe a nós entendermos historicamente tais situações. A História nos pede isso!
Para saber mais:⏳📢 Ariovaldo Franco, De caçador a gourmet:(...) 4 ed. Rev. São Paulo: Ed. Senac, 2006. 🔖 Filme: Contagion 2011🔖Direção: Steven Soderbergh.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...