Você sabia que em Nápoles o macarrão era posto a "secar" em varas nas ruas desde o século XIX? Haviam os vendedores de macarrão de rua que vendiam as massas frescas aos fregueses em varas nas ruas e que muitas fábricas até meados do século XX também faziam uso desde sistema de secagem em "varas"? Como apontamos no texto de ontem, Nápoles tornava-se o lugar de popularização do consumo e do fazer o macarrão. Nesse sentido, Ariovaldo Franco nos aponta que: "A pasta, geralmente preparada em casa nas suas múltiplas formas, estava integrada aos hábitos alimentares italianos. Contudo, sua fabricação em bases comerciais já começara em Nápoles". (1) Essa relação tem sua base desde o século XVIII, Segundo Linda Civitello, em seu livro Cuisine and Culture, "Nápoles havia se tornado a capital mundial do macarrão com quase 300 negócios de massa".Deste número parte considerável da venda estava nas mãos de vendedores ambulantes, que secavam e vendiam macarrão nas ruas pelo peso.(2) Assim, " "By the eighteenth century,Naples had become the pasta capital of the world, with almost 300 pasta businesses. Some of it was sold by street vendors and eaten, in those long strands, by hand". (3) A autora enfatiza ainda, que o consumo do macarrão ganha a partir de 1700 o acréscimo do molho de tomate coma uma influência da imigração espanhola na região. Logo: " Sauce made with plum tomatoes, especially from the area of San Marzano, has also come to be identified with south-ern Italian cooking, although the tomato does not appear in Italian cook-
books until almost 1700, and then the recipe is for “Spanish style” tomato
sauce". (4) Notem que como apontei no texto de ontem, o consumo do macarrão pelos italianos de Nápoles era apenas com pimenta e queijo branco ralado. O hábito de acrescentar o molho de tomate tornando-se um costume tão comum hoje, e que estabelece uma relação identitária com a macarronada, o spaghetti e a massa em si ganha espaço posteriormente ao século XVIII.
Na fotografia 1, vendedores de rua de macarrão em Nápoles no ano de 1897, observem as massas "secando" em varas. Na fotografia 2, pastas nas ruas de Nápoles, no ano de 1925. E na última fotografia, numa praia em Amalfi na Itália, no ano de 1949, fios de spaghetti secam em varas. Observem também que a região da Costa de Amalfi foi grande produtora de massa. Eu queria comprar macarrão assim...
.
.
.
📚✍🏽 E você conhecia os vendedores de macarrão de rua de Nápoles?
📚✍🏽Referências .
📸Pasta drying in the streets of Naples. Courtesy Library of Congress, Prints & Photographs; Division, LC-USZ62-93348p
Washington, DC: JF Jarvis, editor, c1897.
📸https://rarehistoricalphotos.com/pasta-production-pictures-1925-1955/
(1) Franco, Ariovaldo, De caçador a gourmet:uma história da gastronomia. 4 ed. Rev. São Paulo:Editora Senac São Paulo, 2006, p. 194.
(2)(3)(4)Civitello, Linda. Cuisine and culture : a history of food and people / Linda Civitello. — 2nd ed. 2008, p. 265-266.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...