Você sabia que a torta de Peru era um prato refinado e caro no século XVII, na Holanda? É interessante de perceber que na atualidade se fala muito da torta de Peru, como uma opção as "sobras do Natal". Contudo, esse prato já aparece sendo servido com destaque e procura na Holanda no século XVII. Aliás, se observarem com atenção, a tela da natureza morta com Torta de Peru, de 1627, de Pieter Claesz, a centralidade dela é justamente a reprodução da torta de Peru, um dos pratos de distinção social e econômica da época. Como já foi dito no texto de ontem, o consumo do Peru, no século XVII, estava associado a um produto exótico e de preço elevado. É possível dizer também que a torta de Peru, destaque na pintura, era elaborada a moda árabe e um prato "muito festivo": " Het was een zeer feestelijk gerecht dat volgens een recept uit de 17de eeuw op Arabische wijze werd bereid: de pasteivulling bestaat uit kalkoenvlees gemengd met gember, kaneel, nootmuscaat, saffraan, verjus (sap van onrijpe druiven), witte wijn, pruimen en rozijnen" (1) Assim, "segundo uma receita do século XVII à maneira árabe: o recheio pastoso consiste em carne de peru misturada com gengibre, canela, noz-moscada, açafrão, verjus (sumo de uvas verdes), vinho branco, ameixas e passas". (2) Importante também lembrar que no século XVII, a Holanda desponta como uma das potências mundiais, o que faz com que: "Nederland was een wereldmacht en de elite kon zich luxe en exotische producten veroorloven".(3) Como uma potência econômica formada por uma elite rica, a Holanda, no que tange a cultura alimentar também esteve sempre muito aberta as influências estrangeiras. Assim, "N aast inheemse oesters, kreeften en kazen zijn ook veel niet-inheemse producten uitgestald, zoals citrusvruchten, granaatappel en specerijen. Wat hier van origine niet groeide, asperges en artisjokken bijvoorbeeld, werd gekweekt, al dan niet aangepast of gemanipuleerd tot nieuwe varianten". A torta de Peru, além da carne de Peru, que era cara e tida como exótica ela era elaborada com especiarias, que eram produtos caros. Na torta de Peru, levavam gengibre, canela, noz-moscada, açafrão. Além de sumo de uvas verdes, vinho branco, ameixas e passas".(4)
.
.
.
💬 E você? Já conhecia um pouquinho mais sobre a Torta de Peru?Me conta!
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📸 Pieter Claesz: Stilleven met kalkoenpastei (1627). Collectie Rjksmuseum Amsterdam. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. Uso Educacional .
(1)(2)(3) Natureza-Morta com torta de Peru. tradução Livre. In: https://www.foodmuseum.nl/#nl/Page=180/Zaal_4_Overvloed.html
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...