Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Sobre o Pitiú.

Olá, leitores!
Você sabia? 
Hoje vendo o programa da Nestlé na tv, o modelo Paulo Zulu estava ensinando um pavê e na hora de misturar os ovos na massa, ele chamou atenção para que deveria se bater bem, pois o cheiro do ovo é muito forte e batendo bem é possível atenuar o cheiro. Então, lembrei que aqui no Pará para esse cheiro forte de alguns alimentos nós damos o nome de Pitiú. Lembro bem de minha avô e mãe dizerem que ao fazer o bolo, não deve-se esquecer de pingar algumas gotinhas de limão na massa para não ficar o pitiú.
Existem assim, vários alimentos que temos que tirar o pitiú: do ovo, do frango, do peixe... E para isso é comum utilizarmos o limão! Isso mesmo! Lavamos o frango com limão, na massa do bolo pinga-se umas gotinhas de limão, lava-se o peixe com o limão. 
Assim, o limão que no passado era utilizado em remédios e era um produto de elevado valor econômico, aqui no Pará, em nossas casas ele também ganha a função de tirar o Pitiú.
Até o próximo prato!

Comentários

  1. A Amazônia perece outro País, tenho muito orgulho de ser Paraense.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

As receitas populares