É castanha do Pará!!

Olá, leitores!
Escrevo essa postagem um pouco indignada!!! Com essa história de dizerem que a castanha-do-Pará é castanha do Brasil!! Fala sério, né! A castanha é do Pará, sempre foi, Aliás desde o período colonial ela era exportada e era daqui que saíam as embarcações com a dita castanha. 
O engraçado é que se ela fosse de origem de outro Estado, ela provavelmente não seria do Brasil e sim destes locais. O que acontece é que agora com esses modismos de trazer a tona os sabores do Brasil, as pessoas se sentem no direito de nacionalizar produtos e sabores que são regionais e ponto!
Agora a região Norte começa a ser conhecida também pelos seus sabores, o que as pessoas devem entender é que desde muito tempo nós já fabricávamos produtos e sabores que são típicos de nossa região!
Estava vendo agora há pouco o programa na televisão e o confeiteiro disse que iria preparar um bolo de cupuaçu com castanha do Brasil, inclusive foi dito que era difícil encontrar sobremesas com esses sabores! Vamos por os pingos nos iiss.
 Em primeiro lugar: a torta de cupuaçu com castanha sempre foi feita em nossa região, as grandes doceiras de Belém sempre faziam uma receita herdada de uma tia e avó. Em, segundo lugar, a castanha é do Pará, é aqui que existe suas árvores e é daqui que ela tem origem, portanto, é do PARÁ!
Depois, acredito que para o sudeste talvez seja de fato difícil encontrar sobremesas com nossos sabores regionais. Mas, aqui fazemos a torta de cupuaçu, bacuri, graviola e todas as demais frutas e sabores  encontrados em nossa região.Os restaurantes locais sempre oferecem como opção tortas, bolos e doces  finamente elaborados com nossas riquezas. Inclusive produzimos biscoitinhos de castanha- do-Pará que já eram produzidos desde o século XIX. 
Fico louca com isso!
Até o próximo prato!

Comentários

  1. Professora o seu manifesto é sem sombra de duvidas valido pois nossa região ainda é inferiorizada pelo resto do país e devemos sim nos manifestarmos todas as vezes que atos como este acontecerem

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas