Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Pirulito de Brigadeiro...você volta a ser criança!

Olá, leitores!
Dia desses vi na tv uma doceira em São Paulo ensinando a fazer os pirulitos de brigadeiro, com bolacha Maria, fiquei com muita vontade de experimentar e vê se dava certo! Procurei a receita na internet e achei no blog "Feito a mão" da Cláudia Ramalho, a proposito blog muito bom! Adorei!
Fiz uma pequena adaptação da receita dela... ao invés de fazer 50 pirulitos, reduzi as medidas e fiz para apenas 25 pirulitos e foi aquela festa!
Essa é uma ótima ideia para enfeitar uma mesa de aniversário ou mesmo dar de brindes.
Então aqui vai a receita adaptada do blog da Cláudia:


Pirulito de Brigadeiro.
25 unidades.
Leite condensado, chocolate e manteiga.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado.
3 colheres de chocolate em pó.
50 g. de manteiga sem sal.
2 pacotes de confeito.
1 pacote de biscoito Maria.
500g de chocolate ao leite.
25 palitos para pirulitos. (dê preferência aos de madeira, pois não vão escorregar na hora de cobrir com chocolate).
Folha de papel manteiga.
25 saquinhos de lembrancinha 10x15.
fita ou fitilho para amarrar.

Modo de Preparo:
Faça o brigadeiro com o leite condensado, chocolate e manteiga. Após, recheie uma por uma os biscoitos e cole uma nas outras. Como se fossem bem casados. Coloque no meio delas o palito de pirulito.Derreta o chocolate, eu faço no microondas em 1 minuto.Mergulhe cada um dos pirulitos no chocolate e retire batendo devagar o excesso do chocolate. Veja bem essa parte é importante, pois se você não retirar o excesso ele não vai ficar uniforme e vai demorar muito para secar. Tirado o excesso, coloque os pirulitos em cima da folha de papel manteiga e deixe secar. Após secos os pirulitos, coloque dentro dos saquinhos e dê um acabamento final amarrando com um fitilho ou fita. Fica uma delicia e seus convidados ficaram encantados com esse mimo.
Fazendo os pirulitos pela primeira vez...
Fico devendo a foto do pirulito embalado, pois como eles foram consumidos muito rapidamente, não tive tempo de salvar um embalado para vocês! Fica para próxima.

E salve o Brigadeiro!
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares