Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Torta de Camarão

Olá, leitores!
Mês de Dezembro é sempre tudo de mágico e maravilhoso. É tempo de se emocionar e ser muito feliz!
Vou iniciar as postagens deste mês com uma torta de camarão que é de tirar qualquer um do sério...Um sabor delicioso.
A receita eu encontrei no site www.brasilsabor.com.br e ficou uma delícia...
Segundo o site essa iguaria surgiu em Alcântara, onde segundo pesquisadores maranhenses foi criada pelos escravos a ser servida aos barões.

Receita da Torta de Camarão Maranhanse.


Ingredientes
1 kg de camarão tamanho médio
2 tomates sem sementes em cubos
1 cebolas picada
5 ovos separados
1 limão
azeite
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de cebolinha picada
Sal à gosto
Pimenta-de-cheiro à gosto

Modo de preparo
Limpar e lavar os camarões. Temperar com limão e sal. Numa frigideira, refogar a cebola em azeite. Juntar os camarões. Adicione o tomate, a salsinha e a cebolinha. Após junte a pimenta-de-cheiro bem picadinha. Desligar o fogo e reservar. Na batedeira, bater as claras até o ponto de neve. Junte as gemas, uma a uma, e ir misturando lentamente para que as claras em neve não desmontem. Colocar sal à gosto. Numa travessa untada com azeite, colocar 1/3 da mistura de ovos. Por cima, colocar a mistura de camarões. Cobrir com o restante dos ovos batidos. Levar ao forno para assar por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até dourar. Gente é uma delícia, fica muito leve...
Até o próximo prato!


Comentários

  1. Vou fazer na semana santa! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natália tudo bom? Essa torta fica deliciosa, tenho certeza que vais gostar. Depois me diga como ficou. Feliz Páscoa. bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

As receitas populares