Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Mingau de Banana Comprida...

Olá, leitores!
Em 1819, quando os viajantes Spix e Martius passavam por Parintins, no Amazonas; eles descreveram a seguinte cena sobre a banana pacova ou ainda banana comprida ou também conhecida como banana da terra: " É preferida, entre as outras espécies, pelos índios, que sabem com ela preparar diversos manjares". In: SPIX e MARTIUS. Viagem pelo Brasil. vol 3; p. 173.   No Pará os índios tinham dentre seus hábitos alimentares o consumo da banana da terra. Uma dessas iguarias era fazer desta banana o mingau de banana. Outro dia fiz aqui em casa e guardando as diferenças temporais dos ingredientes ficou uma delícia. A receita foi da minha sogra D. Paula e já estou com vontade de mais mingau de banana.

Mingau de Banana da Terra, pacova ou apenas banana comprida.
Ingredientes: (Para 4 porções).
1 lata de leite moça.
2 latas de leite.
sal  q. b
2 bananas compridas.
2 colheres de manteiga.

Modo de Fazer: Passo- a- Passo:
1. Descasque uma parte da banana e deixe uma parte com a casca para apoiar, raspe a polpa da banana e coloque numa caçarola.
2. Coloque o leite e mexa, deixe ferver por uns 10 minutos. Para a banana cozinhar e ficar mole.
3. Coloque o sal e o leite moça e mexa bem, deixe ferver por uns 5 minutos.
4. Quando estiver para desligar o fogo coloque a manteiga e mexa bem. Pronto é só servir!
Fica uma delícia!
Até o próximo prato!

Comentários

  1. Sou paraense e faco um pouquinho diferente. Corto a banana em rodela ,coloco agua e uma pitada de sal. quando a banana estiver bem cozida ,bato no liquidificador e ai coloco leite condensado ( a quantidade fica a seu gosto).
    Tomo ele ,quente,morno e ate gelado. Um delicia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como ficou no anônimo não sei seu nome...
      Fiquei feliz em você compartilhar sua receita no blog, da próxima vez que eu fizer vou experimentar da sua forma.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Não experimentei gelado ainda...mais saiba que é uma das formas que tenho que experimentar eu adoro mingau de milho gelado! Acho que o de banana deve ficar tudo de bom!

      Excluir
  2. Sid, em 1819, Parintins era Pará, esqueceu? :) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade professora! Já está devidamente certo! Obrigada! :) bjs.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

As receitas populares