Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Biscoitos Baianos.

Olá, leitores!
Estou numa correria sem fim, nos preparativos do aniversário de minha princesinha persa, optei por fazer toda a mesa de doces... então, vocês podem imaginar como anda as coisas. O blog que ganha, pois, estou cheia de dicas maravilhosas para as próximas postagens. Aguardem!
Estes biscoitos ficam uma delícia!
Estes biscoitos, são originalmente portugueses do século XIX, foram tropicalizados no Brasil, mas precisamente na Bahia, onde muitos dos doces portuguese eram recriados com ingredientes brasileiros, até porque naquela época, os produtos não chegavam com tanta facilidade por aqui. E também os produtos importados eram caros, por isso, as recitas eram adaptadas. 
Biscoitos Baianos recita do século XIX.


Biscoitos Baianos: Receita adaptada do livro Dicionário do Doceiro Brasileiro, publicado pela editora Senac de São Paulo. 
Ingredientes:
1 kg de polvilho doce.
2 garrafinhas de leite de coco.
1 ovo.
259g de boa manteiga.
Açúcar a gosto.

Que massa linda, não!?


Modo de Fazer: Passo-a-passo.
1. Peneire o polvilho.
2. Coloque numa tigela grande  o leite de coco, o ovo e a manteiga.
3. Mexa bem.
4. Acrescente o polvilho e o açúcar conforme o gosto (eu coloquei 1/2 xícara).
5. Coloque a massa numa bandeja untada e leve ao forno até dourar e cozer. 
6. Depois corte os biscoitos e sirva.
Fica uma delícia!
Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares