Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Brigabolo de colher.

Olá, leitores!
Hoje vou passar a receita que fiz com nas sobras do bolo KitKat, essa receita foi uma criação minha. Em primeiro lugar, ela nasceu de um erro, quando fiz o recheio do bolo (na receita original, o recheio e a cobertura eram feitos com os ingredientes que depois na minha versão virou a calda). Deixa eu explicar, no site de onde tirei a receita do bolo, os ingredientes usados para o recheio e a cobertura foram os que no meu se transformaram em calda, pois, acho que fiz algo que não deu certo e a mistura não ficou grossa como devia, então aos 45 do segundo tempo, eu resolvi colocar a mistura como calda e o brigadeiro de colher como cobertura e recheio. Acho que ficou muito mais gostoso! Mais também, me faz pensar que, às vezes quando acreditamos que tudo deu errado na cozinha, você criatividade consegue criar ou melhorar um prato. A cozinha nos permite isso! Então vamos à receita: 

Brigabolo de colher:

Ingredientes: 
10 KitKat.
Calda que restou do bolo (ver como fazer aqui).
Pedaços que sobraram do bolo (ver como fazer aqui).
Cookies em farofa (eu trituro no processador).
Brigadeiro de colher, eu usei a sobra do utilizado no bolo (ver como fazer aqui)
Confeitos coloridos.

Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1. Coloque no fundo da taça pedaços do bolo e forrando.
2. Regue com a calda, uma boa quantidade.
3. Cubra com uma boa porção da farofa de cookie.
4. Regue com mais um pouco de calda.
5. Coloque uma generosa porção de brigadeiro de colher. Mas, não coloque até a borda da taça, pois ao colocar o KitKat, o brigadeiro sobe.
6. Cubra com confeito colorido e enfeite com metade de um KitKat.

E aproveite!

Ficou uma delícia, não sobrou nada!
Dica: Essa receita meio REAP, me deixou muito feliz, pois, o que era pra ser um transtorno, a calda que não ficou no ponto, foi transformada em um doce muito bom. Me passa a sensação que quando achamos que tudo está perdido, com calma e criatividade é possível fazer diferente!
Um abraço!
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares