Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Meu trabalho de História da Alimentação publicado no Jornal Beira do Rio

Sobre meu trabalho de Historiadora e pesquisadora da História da Alimentação em Belém. Publicada em 19 de Dezembro de 2015. 
Meu presente de Natal acabou de chegar! Agora sim, meu ano de 2015 vai fechando com chave de ouro. 
A edição especial do jornal Beira do Rio, dos 400 anos de Belém está maravilhosa! 
Saiu uma matéria sobre minha pesquisa e o livro Do que se come, que está sensacional. Estou tão emocionada! 
Pra mim, que sou fruto da Universidade Federal do Pará é uma honra poder estar nesta edição especial. Eu amo a UFPA! Toda minha formação vem de lá, fiz graduação, mestrado e agora faço doutorado, estudando o tema da alimentação. 
Fiquei muito feliz com essa edição do Beira Rio. As charges de Walter Pinto são fantásticas. Trabalho maravilhoso! 
Agradeço ao acessor Luiz Cézar Santos, a editora Rosyane Rodrigues e a reportagem excepcional de Walter Pinto e toda sua equipa. Tanto cuidado e profissionalismo resultou numa edição única. 
Faço um agradecimento especial à Ana Lúcia Oliveira pela divulgação do livro e da pesquisa nos meios de comunicação. 
A edição especial dos 400 anos de Belém já está online, aguardando ansiosa a impressa.
edição especial dos 400 anos de Belém já está online, aguardando ansiosa a impressa.

Comentários

As receitas populares