Viagem ao Peru I

Sidiana Ferreira
Vista dos Andes.

Sidiana Ferreira
Lima/Peru

Sidiana Ferreira
Lima/Peru
Olá, leitores!

    À todos aqueles que gostam de viajar e de comer bem durante as viagens, hoje faço considerações importantes sobre o Peru pelo seu viés gastronômico, o Peru é um país especial, não apenas pelos pontos turísticos ou belas paisagens, mais porque é de uma cultura muito rica e variada existe nas ruas uma mistura do tradicional e o moderno é realmente uma maravilha.
    Tendo na sua culinária uma das mais variadas e saborosas do mundo. Ingredientes como batata, milho, amendoim, pimentas, quinua e peixes frescos são anteriores aos incas, enquanto carnes vermelhas, de porco e de frango forma trazidos pelos espanhóis. Existe a chamada comida crioulla resultado da mistura de ingredientes espanhóis, africanos e andinos.
   Minha primeira parada em julho de 2010 foi em Lima, onde tive o prazer de saborear pratos deliciosos e claro o refrigerante tradicional peruano chamado de "Inka Cola" um refrigerante com sabor parecido de chiclete e de uma cor amarelado como ouro. Vale muito conferir!
    Foi também neste primeiro dia que como boa degustadora de doce que sou, experimentei na "Trattoria di Manbrino" em Miraflores, considerado o melhor restaurante italiano de Lima e por suas sobremesas exóticas preparadas pela chef da Tv Sandra Plevisani, a rainha das sobremesas de Lima, experimentei uma sobremesa que não falta nos cardápios locais: suspiro a la limenã, sobremesa, da qual, virei fã e que aprendi a fazer e vez por outra faço em casa para lembrar de viagem. Em outro momento disponibilizo a receita aos leitores. 
   Outro ponto gastronômico que deve ser conhecido é o restaurante "L´Eau vive", no centro de Lima, o restaurante água da vida é administrado por uma ordem de freiras francesas, na qual, toda a renda vai para caridade, fui pelo almoço, entretanto a noite as freiras cantam Ave-Maria, sendo o cardápio do almoço mais acessível do que o da noite. A hospitalidade das irmãs que são as que fazem e servem os pratos é nota mil, neste restaurante um prato saboroso foi o "Fillet com toucinho, papas fritas e coupe L' Eua vive". Uma maravilha.
    A noite fomos ao Barranco outro ponto turístico que deve ser conhecido em Lima, era uma área de diversão da aristocracia onde é possível encontrar mansões em ruas arborizadas. Fomos a um restaurante "Rústica" onde foi possível degusta certa variedade de petiscos muito saborosos como papas fritas, coxinha de frango, pastel frito e queijo todos acompanhados com cremes de variados sabores como um feito de abacate e pimenta, uma delícia.
     Este foi o primeiro dia em Lima, ainda tenho muitos comentários da cozinha peruana o que farei em outras postagens, quero terminar lembrando que além de uma cozinha rica e variada com muitos tipos de papas,  fica o prazer de saber que você somente conhece a América do Sul quando visita países como Peru ou Bolívia, são países em que podemos visualizar semelhanças com o Brasil, talvez pela variedade cultural, É uma viagem maravilhosa e humanizadora.
Sidiana Ferreira

Sidiana Ferreira

Plaza Mayor, antiga plaza de Armas, que Francisco Pizarro fundou Lima. A praça sedia instituições como a Catedral, o Palacio Arcebispado e da Municipalidade bem como o palácio de Governo.
Até o próximo prato!

Comentários

  1. Sid, como você anda acompanhada com uma companheira de viagem, que não tem medo de se aventurar, experimentei a "chicha". Devo lhe dizer que é um refresco fermentado, doce mas com um quê de azedinho, um sabor proximo do aluá.
    Eu já conhecia a chicha, feita com milho branco, pois tomei quando criança, na Bolívia, mas também foi novidade essa chicha feita com milho roxo e me parece numa escala mais industrial.
    Abs.
    Nádia Brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas