Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Viagem ao Peru II

Nossa segunda parada foi em Cusco, afinal Machu Picchu é parada obrigatória já que é uma das sete maravilhas do mundo. Cusco considerada a terra dos Incas é de uma beleza única, apesar do frio e da "falta de ar" é realmente uma obra de arte. A cidade foi a majestosa capital dos incas e além de Machu Picchu todo o seu redor é formado por sítios arqueológicos como Pisac, Ollantaytambo, Tipóne Rumicolca e Chinchero são locais em que existe muito artesanato local e uma riqueza cultural. Em aguas calientes almoçamos no restaurante "Indio Feliz"  o qual tem um ambiente agradável com lareira acessa, música e mesas com flores, muito delicioso o "pollo com pimenta acompanhado de arroz e papas fritas", delicioso acompanhados de uma Inka cola. Este é um restaurante de preço médio entretanto vale conferir. 
Para aqueles que não querem jantar, uma boa pedida é na Plaza Mayor o "plus restaurant" que serve pratos mais para lanches e outras variedades de pratos. Uma boa pedida e "um omelete com papas fritas e café com leite" e bem servido e de ótimo paladar.
Plaza de Armas e a Catedral. Iniciada em 1560 e levou quase cem anos para ser erigida, foi edificada sobre o palácio do oitavo inca, Viracocha, usando lajes de granito vermelho da fortaleza de Sacsayhuamán.
Para finalizar o passeio gastronômico em Cusco fomos ao restaurante "Pacha Papa" localizado em San Blas instalado no pátio de uma antiga casa colonial faz comida tradicional preparada em forno de adobe como prato principal degustei "Talharim como pollo" um saboroso e suculento prato de sobremesa um crepe com dulce de leche, um primor, recomendo também o calzone com recheio de queijo e presunto que são de satisfazer com os olhos e o paladar.  

Machu Picchu: A cidade perdida dos incas, cidadela de rocha. Localizada a 2.350m de altitude.
  

Comentários

As receitas populares