Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Biscoitos Esquecidos.

Biscoito "Esquecidos" receita do século XIX.

Ingredientes:
6 gemas
2 claras
450 g açúcar
450 g farinha de trigo

Modo de Preparo:
Em uma tijela coloque as gemas, claras e açúcar e bata muito bem até que a massa fique alva e espessa. Acrescente o trigo, sem parar de mexer. Retire pedacinhos da massa, faça rolinhos, forme as argolinhas e passe-as em farinha de trigo para que não grudem. Coloque numa forma untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido.
O forno tem que estar com temperatura de 180 graus, recomendo que os biscoitos fiquem em torno de 15 a 20 minutos, até estarem assados. Não deixe muito tempo, pois, se passar do tempo eles ficam duros. Bem duros!
Estes biscoitos são para ser servidos com chá, café são saborosíssimo.
Receita adaptado do livro "O cozinheiro Imperial".

Comentários

As receitas populares