Ah, o Tacacá...


Olá, leitores!

Num final de tarde, é a hora mais oportuna para os paraenses degustarem um bom Tacacá... aquela cuia com um ar fumegando de quente, que mesmo com o clima de calor da Amazônia, tem seu público fiel. 
Sobre o tacacá Ave-Lallemant nos idos do século XIX, nos conta que: bebi também com maior naturalidade essa cacofonia, e achei-a bem saborosa. Preparam-na com o amido da mandioca macerada, e até com o suco da raiz mesmo, aliás, muito venenoso. Na língua da terra chamam esse suco de tucupi. Cozido dum modo especial, perde porém, a qualidade venenosa e dá à bebida glutinosa um pronunciado sabor acidulado, que tornam mais picante, adicionando-lhe pimenta. Não há duvida que essa bebida é nutritiva...".Fonte: AVÉ-LALLEMANT, Robert. No rio Amazonas. Trad. Eduardo de Lima Castro. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980. p. 214.
Antigamente, o tacacá era mais consumido em Belém, acho que com a correria do dia-a-dia, tomar a bebida tem se tornado um hábito mais de final de semana. Pra mim, o tacacá também tem gosto de infância, quando íamos para a casa de minha avó e quase toda a tarde tomávamos essa cuia tão saborosa! Outro dia fui passear na estação das docas com a família, era final de tarde, um lindo final de tarde... Com aquela vista perfeita do sol se pondo... não resisti... corri para o "Lá em Casa" e pedi uma cuia de tacacá caprichada...
Ahhhhhh, estava sem palavras de tão bom!
Do jeitinho que gosto: com pouca goma (a meu ver o tacacá deve ter pouca goma e muito tucupi); o tucupi bem temperado e o jambu com os camarões completavam o manjar...
A única coisa que senti falta foi de um palitinho pra pescar os camarões. Lá eles deram um garfo...mas, bom paraense que se preze toma o tacacá com palito. 
Pois, bem o tacacá do "Lá em Casa" está recomendado!
Bora, tomar tacacá?

Até o próximo prato!


Comentários

  1. Sidiana, amei a postagem sobre o Tacacá e a sua história pessoal com ele :-) deu para sentir o seu orgulho de ser paraense aqui na Suíça. Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra,
    Que bom que você gostou. Ando maravilhada com os lugares lindos que você tem nos presenteado em seu blog. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas