Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Mingau de Tapioca.

Olá, leitores!
Cansaço da semana chegando!!!
Hoje trago uma postagem de Mingau de Farinha de Tapioca, essa delícia que eu amo demais. Aliás, eu gosto de farinha de tapioca com açaí, com café com leite (fica tudo de bom); do pudim; do bolo podre e do mingau. Pois, bem, ainda há pouco fiz um mingauzinho de tapioca que ficou um escândalo de bom. A receita foi bem caseira e super fácil, sem leite de coco e nem leite condensado (para ficar mais magro, né!), mas garanto à vocês que ficou delicioso. Esta postagem é dedicada ao Cecé, o Cecé era o avô de minha grande amiga e prima Paula, que religiosamente todas... eu disse todas as noites tomava sua tigela deste mingau. Parece que estou vendo ele no fogão fazendo aquele mingauzinho para o jantar...é uma pena que naquela época eu não andava com um caderninho embaixo do braço para ter anotado a receita dele. Então vamos a  minha receita:
Mingau de Farinha de Tapioca.

Ingredientes: (4 porções; Bem generosas).
1 xícara de farinha de tapioca.
4 1/2  xícaras de leite.
3 colheres de açúcar.
sal.
canela à gosto.

Modo de fazer: Passo-a-passo:
1. Coloque numa tigela de molho, a tapioca com 2 xícaras de leite, por cerca de 2 horas.
2. Em uma panela, coloque a tapioca (ela cresce e incorpora todo o leite), acrescente as 2 e 1/2 xícaras de leite, o açúcar, o sal e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar e fica na consistência de mingau. 
Dá até pra ver as bolinhas de tapioca...
3. Pronto, polvilhe uma canela básica e voilà! 

Dica: Se você quiser abusar das calorias no lugar do açúcar, acrescente 1/2 lata de leite condensado e delicie-se. 



Comentários

As receitas populares