Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Arroz com Galinha.

Olá, leitores!
Mais uma receita REAP para vocês...
Domingão foi dia de frangão assado aqui em casa. E com as sobras...que foi bastante, resolvi fazer ontem um arroz com galinha (É como chamam por aqui!). Pois, bem a receita ficou uma delícia, muito boa, mesmo. Aliás, somente ela já é uma refeição completa!
Vamos a receita:
500 g. de sobras de Frango desfiado. Usei o frango assado na brasa.
Cheiro-Verde. Eu adoro o cheiro verde na comida.
1 cebola picadinha.
1 tomate picadinho.
1 xícara de ervilha cozida.  Eu uso a congelada, acho muito mais saborosa.
4 colheres (Sopa) de manteiga.
1 xícara de arroz cozido.
Ficou uma delícia!

Modo de Preparo: Passo-a-passo.
1. Desfie o frango e reserve.
2. cozinhe a ervilha e reserve (cerca de 15 minutos).
3. Corte os temperos.
4. Em uma panela de tamanho médio (gosto de uma panela grande para poder dar umas mexidinhas e misturar bem os ingredientes, gosto de espaço). Coloque os temperos e a manteiga e deixe em fogo baixo para dar aquela refogada. 
5. Acrescente ao refogado as ervilhas, o frango e dê mais uma mexida. (Com uma colher bem grande).
6. Por último, acrescente o arroz e dê mais uma mexida, incorporando bem os ingredientes. 
Pode se deliciar...

Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares