Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Hotel Fazenda Vitória.

Olá,
Inaugurando um cantinho novo no blog: Viagens, crianças e culinária...aqui vou compartilhar com vocês lugares que são maravilhosos de ir com nossas crianças e que de quebra tem uma gastronomia como um dos pontos fortes do lugar. Espero que gostem!
Neste feriado aproveitamos para ir ao Hotel Fazenda Vitória, na verdade já tínhamos pensado em ir pela semana santa, acontece que quando liguei eles já estavam lotados. Desta vez, liguei com antecedência e pra minha alegria consegui fazer a reserva. Liguei para o escritório aqui em Belém e falei com a Márcia que é muito gentil. 
Funciona assim: Você paga as diárias do pacote e já estão inclusos as refeições, que são em quatro: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Uma delícia, essa estadia.
A fazenda é num lugar belíssimo, no município de Tracuateua, com infraestrutura de primeiríssima qualidade a começar pelo acolhimento por parte dos funcionários, pela recepção e como costumo dizer que lá você conta com funcionários que estão o tempo todo acessíveis e disponíveis para você e sua família.Pertence a família Martins, Foi fundada por um casal português, em 1875, era um engenho e o sobrado é do século XIX, tudo muito aconchegante, preservado e bonito. 



Vale a pena conhecer, nós voltamos encantados com absolutamente todos os momentos que passamos por lá.O pacote também incluem todos os passeio: Chalana pelo rio na frente do hotel, um passeio maravilhosos no final de tarde com um sol...
Passeio de Chalana...

Passeio de cavalo, búfalo e bondinho, esse último uma delícia.
Você ainda conta com passeio de canoa...
Conta com duas piscinas, sendo uma de borda infinita, onde você se diverte com a melhor das paisagens.
As crianças contam com um parque onde podem brincar a vontade...minha filha adorou a casa na árvore e ficou tão livre, solta e feliz. Só isso já valeu o passeio!
Ainda podem ordenhar as búfalas, passear e conhecer outros animais na fazendinha. Para nossas crianças que vivem trancadas em apartamento é uma experiência única de contato com a natureza. 

Vila Martins. Um charme, a vila foi inspirada nas casas do século XIX, conta com uma capela muito lindinha.


Pense na alegria da filha...livre, correndo e muito feliz!
Você também pode brincar com jogos de xadrez, sinuca e ping-pong. Ou simplesmente se deitar numas das redes espalhadas pela fazenda e apenas relaxar, como também ficar no entardecer sentado num gazebo e contemplar a paisagem ou a volta dos búfalos para o pasto.Uma delícia sem igual.

O convite para descansar...


Relaxar, relaxar e relaxar...
Logo na chegada fomos recepcionados pela Thaís que é maravilhosa, minha nossa... como diz minha filha...ela é um exemplo de profissional, competente, acolhedora e muito simpática. Daquelas pessoas que são adoráveis por natureza! Só posso agradecê-la por tudo! com todo carinho e atenção. Fomos então, para a suíte, escolhemos a suíte na vila Martins. De lá fomos almoçar no restaurante senzala outro charme...No almoço e jantar sempre eram servidos três pratos diferentes, comida de fazenda, muita fartura e sinceramente...é impossível fazer dieta por lá...muitas gostosuras de satisfazer olhos e estômago.

As mesas são devidamente identificadas pelo número do quarto. Eles são extremamente organizados.



O café da manhã é um capítulo a parte: às 7:30 da manhã toca o berrante chamando para degustação de um café de fazenda completo e delicioso. Mais de 20 itens, feitos ali na própria fazenda: sucos variados, frutas à vontade, bolos, pamonha, pão assado no fogão a lenha com queijo de búfala, pupunha, coalhada e muitas outras delícias. Uma perdição gastronômica.
O café...






Amei cada minutinho...
Foi daquelas viagens que você quer voltar mais e mais vezes!
Para quem quiser o endereço: Fazenda Hotel Vitória. 
Endereço: Estrada de Santa Teresa, Km 12 - Zona Rural, Tracuateua - PA, 68647-000 
Telefone:(91) 3228-4481
E você gostou? Então, deixe seu recadinho, vamos adorar!

Até o próximo prato!



Comentários

As receitas populares