Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Sequilhos.

Olá, leitores!
Este sequilhos ficam uma delícia sem igual. Eu tive que fazer uma adaptação, pois na receita original do livro Dona Benta eles são feitos com natas e como não encontrei as natas substitui por creme de leite e ficaram divinos de bom! Tenho algumas dificuldades com alguns ingredientes aqui na minha cidade, por exemplo, você não encontra nata pra vender nos supermercados. O que dificulta minha vida...
Já estou roendo as unhas de nervosa, hoje vi que faltam apenas 190 dias pra fazer o desafio 2014 e vou pirar pra fazer o máximo de receitas possíveis...Força!
Então, quando vocês forem ver a pessoa aqui vai passar o dia e noite na cozinha testando as receitas e como boa retardatária isso vai acontecer nos meses finais do ano...hihihi. A meta agora é focar nas receitas do livro.
Então, vamos a receita de hoje:

Sequilhos: p. 875. Na receita original encontra-se com o título de "Sequilhos de Nata".
Café com sequilhos...
Ingredientes:
1 copo de nata. Eu usei um copo de creme de leite.
1 copo de açúcar.
1 ovo.
1 colher de sopa de manteiga.
1 colher de chá de fermento.
1/2 kg de maisena. 

Modo de Fazer: passo-a-passo:
  1. Junte todos os ingredientes numa vasilha grande e vá amassando-os com a maisena até a massa despregar das mãos.
  2. Faça um bolinha e achate-a com as mãos, coloque na forma untada com manteiga e amasse de leve com o garfo. 

  3. Leve para assar no forno brando por cerca de 30 minutos. 


A dica é sirva com café fumegante!
Até o próximo prato!

Comentários

  1. hummm vou fazer....aproveitando o encejo acabei de receber o meu livro d.benta e vi tb a sua postagem vou fazer uma tb no meu blog sobre isso posso por um link p sua postagem afinal concordo plenamente com ela !

    ResponderExcluir
  2. ps não vou fazer as receitas não ...vou compartilhar e escrever a opinião sobre o livro ...não cheguei nesse nível ainda rsrsrsr mas força que vc consegue !

    ResponderExcluir
  3. Oi... Maria Clara!
    Tudo bem por aí no O bule Cheio?
    Vc pode sim colocar um link com a minha postagem.
    Aos poucos vc vai conseguir, sim!
    O livro é muito bom, não é? Uma maravilha, adoro!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

As receitas populares