Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Canjinha delícia

 
Boa noite!
  

 
Quem não gosta de uma boa canja?
Ontem a canjinha foi nossa janta delícia! Acho prática, fácil e super deliciosa!
Cortei peito de frango em pedaços cerca de 1 50g. Lavei com limão.
Refoguei com 1 dente de alho, 1 cebola, 1 tomate, cheiro - verde,  chicória e sal com duas colheres de óleo.
Quando estiver bem refogadinho,  acrescente 1/2 xícara de arroz lavado. Deixe uns 2 minutos e coloque a água. Cerca de 600 ml a  1 litro.
Descasque e corte 2 batatas médias deixe de molho numa tigela com água, quando começar a ferver a canja, escorra a batata e coloque na panela.  Cozinhe por cerca de 30 minutos.
 
Para acompanhar, enquanto a canja cozinhava fiz essas torradinha delícias!
Cortei dois pães franceses em rodelas, coloquei na bandeja, coloquei um fio de azeite em cada rodela e salpiquei oregano.
Foi um jantar delicioso com uma mesa posta tão bonita!

 
Até o próximo prato! 

Comentários

As receitas populares