Pular para o conteúdo principal

Receita Histórica: Macaroni Quenelle.

Que tal testar uma receita histórica de macarrão? A receita de hoje está no livro
Tempting Dishes for Small Incomes, publicado pela primeira vez em 1890, de autoria de Mrs. De Salis, autora do livro 'A la Mode', séries of cookery books. A edição tratada aqui era de 1903, já era a oitava edição e foi publicada pela Longmans Green, And CO. em Londres e Nova York. A autora, segundo o sites CooksInfo. com: "Harriet Anne de Salis foi uma autora prolífica do popular livro de receitas inglês e autora de administração doméstica no final da era vitoriana - a “Era Dourada”, como alguns a chamam. Ela claramente recebeu alguma educação, sentindo-se confortável em escrever francês e latim. Ela costumava publicar sob o nome de Sra. De Salis". (1) É importante dizer que a autora, nascida em 23 de janeiro de 1829, em Devonshire Street, Marylebone, em Londres, escreveu e publicou  uma rica obra sobre livros de receitas, numa época que os homens ainda publicam livros de receitas com pseudônimos e sua obra demonstra o protagonismo e importância e respeito de Harriet Anne de Salis, mulher em fins do século XIX, no mercado editorial.
Assim, "Em 1886, ela publicou o que parece ser o primeiro livro do que viria a ser sua série de livros de culinária “a la mode".(2) E publicou ainda, “Doces e pratos da ceia à la mode”, de 1888.  Em 1889, publicou: “Bolos e confeitos a la mode” e “Pudins e pastelaria a la mode”. (3) Ela foi escritora da coluna regular na Revista Mensal "Ladies Realm".
Uma das críticas mais comuns a obra de Harriet era de quê seus livros não eram destinados a classe trabalhadora, como eram anunciados. Mas sobretudo, a classe média inglesa. Críticos de jornais e revistas à época recheavam as páginas falando sobre essa realidade. Assim, em 1890, ela lança "Tempting Dishes for Small Incomes (1903) Um manual de culinária para damas e cavalheiros de recursos financeiros escassos".(4) Numa tentativa de responder  "às críticas de que talvez seus livros não tivessem contato com as massas trabalhadoras, produziu um livro para responder a essa acusação, “Pratos tentadores para pequenas rendas”. (5) O nome do livro, que faz referência a receitas "tentadoras para aqueles que tinha  pouca renda é uma clara referência a essa questão. Contudo, pelo conteúdo das receitas e ingredientes fica claro que o livro não estava destinado as classes trabalhadoras, mas, novamente a classe média Londrina. Em 1897, ela publica “The Art of Cookery Past and Present”. Em 1898, um ano depois publica “The Housewife's Referee”.(7) Em 1899, segundo o sites CooksInfo. com  Harriet pública seu último livro intitulado “Cakes & confections a la mode”. Ela tinha 70 anos na época". (8) Então,  vamos a receita de Macarrão Quenelle? "Macaroni Quenelle.
Take one ounce of macaroni, four ounces of bread-crumbs, two eggs, half a pint of milk, a tea- spoonful of minced parsley, a pinch of mixed herbs, a dust of cayenne and salt to taste, two ounces of melted butter, and two spoonfuls of chopped ham ; boil the macaroni till cooked, cut it into small pieces, boil the milk and pour on the bread-crumbs and soak for five minutes, add the macaroni, herbs, eggs, melted butter and ham, steam in a well- buttered basin for an hour, and serve with brown mushroom sauce over it". (9)
Para a receita usa-se 30g de macarrão (1 onça), 120g de pão ralado, 2 ovos, 1/2 litro de leite, 1 colher de chá de salsa picada, 1 pitada de ervas misturadas, pimenta caiena, sal a gosto, 60g de manteiga derretida e 2 colheres de presunto picado.
"Ferva o macarrão até ficar cozido, corte-o em pedaços pequenos" reserve. Acrescente o leite fervido ao pão ralado e deixe de milho por cinco minutos. (10) Adicione o macarrão, as ervas,ovos, manteiga derretida e presunto. Cozinhe em uma tigela untada com manteiga por cerca de uma hora, e sirva com molho de cogumelo marrom por cima. Na receita original a medida usada é onça. Assim, 1 onça equivale aproximadamente 0.02834952 kg. Eu arredondei pra 30g  para facilitar a pesagem. (11)

.
.
.
💬 Vamos testar essa receita histórica com macarrão? Não esquece de me contar depois o que você achou?
.
.
.
📚✍🏽 Referências.
📸 (9)(10)Tempting Dishes for Small Incomes (1903). http://vintagecookbooks.healthyeatingandlifestyle.org/books/1903temptingdishes.html
(1)(2)(3)(4)(5)(6)(7)(8) Harriet Anne de Salis. In: https://www.cooksinfo.com/harriet-anne-de-salis
Acessado em 20 de Setembro de 2021.
(11) 1 onça=30g https://www.metric-conversions.org/pt-br/peso/oncas-em-quilogramas.htm
Acessado em 20 de setembro de 2021.















































 

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bolacha preta.

Bom Dia! Em fins da década de 80, fazíamos as famosas viagens de carro, no meu caso era de caçamba mesmo,  meu pai que é do Rio Grande do Norte, levava toda a família pra visitar a família dele e íamos felizes daqui do extremo Norte para o Nordeste. Lembro que nas viagens, em especial, na volta mamãe trazia uma boa reserva de Bolacha Preta, que eu vinha degustando e que tanto adoçavam minha viagem e meu paladar. Eram dias muito felizes e saborosos! Na última viagem que minha mãe fez, eu pedi que me trouxesse a dita bolacha, queria matar a saudade gustativa. A sorda é um popular e tradicional biscoito originário do nordeste brasileiro. Feito de uma massa composta de trigo, mel de rapadura e especiarias, tais como cravo, canela e gengibre. É fabricado artesanalmente ou industrializado por fábricas panificadoras em quase todos os estados do nordeste brasileiro, sendo muito consumido na área do sertão. Conhecido também em algumas localidades por bolacha preta, vaca pr...

É CARNAVAL.

Na pintura de Debret temos uma imagem do Carnaval  ou como era chamado no século XIX, de Dia d'entrudo. O dia d'entrudo que começava no domingo e seguia-se nos três dias gordos, era dia de festa em que os brincantes se jogavam "limões "cheios de água perfumada. A cena se passava no Rio de Janeiro, no ano de 1823. Segundo Debret: " O carnaval no Rio e em todas as províncias do Brasil não lembra, em geral, nem os bailes nem os cordões barulhentos de mascarados que, na Europa, comparecem a pé ou de carro nas ruas mais frequentadas, nem as corridas de cavalos xucros, tão comuns na Itália. Os únicos preparativos do carnaval brasileiro consistem na fabricação dos limões-de-cheiro, atividade que ocupa toda a família do pequeno capitalista, da viúva pobre, da negra livre que se reúne a duas ou três amigas, e finalmente das negras das casas ricas, e todas, com dois meses de antecedência e à força de economias, procuram constituir sua provisão de cera. O limão-...

Quadrados Paulista.

Olá, leitores! Essa receita é daquelas que é sensacional, veja bem: eu coloquei dois conceitos no meu livro um M/ DE MARAVILHOSO E UM E/excelente de tão boa que é!Façam, hoje mesmo :) sem palavras para descrever a tal gostosura. Quando fiz e provei essa receita, entendi que o livro Dona Benta tem raridades únicas e me questionei como aquela blogueira fazia duras críticas ao livro? Por que a minha experiência com ele a cada receita tem me deixado mais maravilhada, só posso pensar que a pessoa não deva entender muito da grandiosidade que é um livro que por gerações vem fazendo parte da cozinha de tantas pessoas...Enfim, vamos a receita: Quadrados Paulistas: p. 829. Ingredientes: Massa: 1 xícara chá de manteiga. 2 xícaras chá de açúcar. 2 xícaras chá de trigo. 1 colher de chá de fermento. 1/2 xícara de leite. 4 ovos separados. Glacê: Açúcar. Água ou sumo de laranja. Modo de Fazer: passo-a-passo:  Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas,...