Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

"Tratado Completo de Cozinha e de Copa" de Carlos Bento da Maia.

Olá, leitores!
Essa postagem está destinada a fazer um agradecimento aos meus leitores de Portugal! Isso mesmo, depois do Brasil os meus maiores visitantes, ocupando o segundo lugar de visitas no blog foram os portugueses. Pensei bem em como poderia de certa forma agradecer tantas visitas e logo encontrei uma forma, aqui  mesmo em minha estante de livros! Há cerca de dois anos atrás adquiri um exemplar do livro "Tratado Completo de Cozinha e de Copa"de Carlos Bento da Maia, seu verdadeiro nome era Carlos Bandeira de Melo, nascido em 1848 e falecido em 1924, foi oficial do exército e industrial, fundou a primeira Empresa de Cerâmica de Lisboa. 
Com esse pseudônimo publicou vários outros Tratados de utilização doméstica. Pois, bem em homenagem aos Portugueses, vou dedicar as próximas postagens as receitas de tal livro, o qual, foi publicado pela Dom Quixote publicações de Lisboa, em 1984. 
A primeira edição do livro foi de 1904, pela livraria Editora Guimarães& C. As receitas, segundo o editor da Dom Quixote foram testadas e são elaboradas em muitas casas portuguesas. O livro é maravilhoso tem vários capítulos que são destinados à boa mesa: o primeiro intitulado de "Generalidades"; onde o autor trata de medidas de cozinha, fogões, baixelas e coisas relativas à mesa: toalhas, guardanapos e serviços; seguem outros capítulos "Algumas palavras acerca de alimentos de origem animal e vegetal; Iguarias; Doces; Café; Chá; Chocolate; Conservas; Ementas, Dicionário e Índice alfabético". 
Minha meta agora é selecionar das mais de 600 páginas recheadas de receitas e informações valiosas, cinco receitas de cada um dos capítulos, fazer em casa e ensinar a fazer no blog, além é claro de comentar o sabor de tais iguarias.
Obrigada novamente aos portugueses pelas visitas e continuem a compartilhar as receitas no blog.
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares