Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Bolo Estrogonofe de Avelãs.

Olá, leitores!
No mesário de minha princesa de fevereiro decidi que queria fazer um bolo diferente, assistindo ao tv culinária, da tv gazeta, vi uma receita de bolo gelado de estrogonofe de nozes, feito no programa por Ane Macarini. Achei que deveria experimentar porque era de comer com os olhos(...). Mas, ao procurar as nozes, perto de casa, não consegui encontrar aquelas que já vem sem casca, então, resolvi adaptar a receita e ao invés de colocar com nozes fiz com avelãs. E acreditem ficou uma delícia. 
Todos gostaram e na decoração tentei fazer bem alegre, já que o motivo era o dos mais felizes, minha princesa Persa fazendo mês. Vou postar a receita, pra vocês!
Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares