Voce sabia que os fast food são muito antigos? E que suas origens remontam a Antiguidade Clássica? A cidade de Pompéia, soterrada pelo vulcão Vesúvio, no ano de 79 d.C continua fazendo nossa imaginação ir longe. As escavações descobriram um Termopólio (um tipo de restaurante Fast Food da Antiguidade). Segundo Izabel RAPOPORT: "O achado recente (...) mostra um restaurante, cujo balcão segue decorado com ilustrações temáticas e ainda muito coloridas, em um estado de conservação tão excelente que nos permite conhecer até o que as pessoas comiam naquela época e seus hábitos de consumo popular de rua – bem parecidos com os de hoje em dia" E ainda, "No balcão, cheio de buracos largos e fundos (possivelmente para guardar alimentos quentes), os arqueólogos encontraram vestígios de grãos amassados em vasos de barro, usados para alterar o sabor do vinho, e fragmentos de porco, cabrito, peixe e ossos de pato – o que comprova uma grande variedade de alimentos de origem animal. Algumas partes, aliás, já estavam cozidas juntas, indicando o pré-preparo de uma paella dos tempos romanos".(1) A Paella era prato quente muito comum em Roma, Corbier nos diz que:"os pattinae (os pratos que, como a paelha, recebem o nome do recipiente utilizado ao mesmo tempo para prepará-los e servi-los)". (2)
Imaginem a riqueza desse achado? Segundo Massimo Osanna, diretor-geral do Parque Arqueológico de Pompeia “Além de ser mais um testemunho do cotidiano de Pompeia, as possibilidades de análise desse termopólio são excepcionais, pois pela primeira vez todo um ambiente foi escavado”. (3)Ao que parece os termopólis eram bem comuns no Império Romano, vendiam cotidianamente comidas prontas. As imagens que aparecem desenhadas fazem referência ao tipo de comida que serviam no local como os patos reais e um galo, em outra imagem temos a figura de um cozinheiro trabalhando em seu termopólio, seria o dono? Assim, "As refeições, ainda quentes, ficavam armazenadas em grandes jarras de cerâmica chamadas de dólios". (4) O consumo das aves era bem comum, inclusive, haviam lojas de aves onde " os clientes podiam comprar aves vivas ou abatidas e outros pequenos animais comestíveis". (5) Agora imaginem chegar nessa termopólio, olhas as opções dispostas no balcão, escolher o que quer comer e se deliciar? Muitos comiam ali mesmo, já que os arqueólogos encontraram muitos ossinhos de aves, o que permite entender que o consumo também ocorria no local. 🫖
.
.
.
🗨💭 E você? Comeria num termopólio em Pompéia? ✍🏽💬
.
.
.
📚Referências.
📸 Imagens in: https://www.google.com/amp/s/aventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/almanaque/fast-food-de-pompeia-uma-das-mais-instigantes-descobertas-recentes.phtml acessado em 01 de maio de 2021. 🔖 Qualquer óbice em relação às imagens por favor nos avisar. USO EDUCACIONAL. (1) (3)Izabel DUVA RAPOPORT, Fast food em Pompeia: uma das mais instigantes descobertas recentes. Publicado em 14/02/2021.
Às 08:00. In: https://www.google.comampsaventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/almanaque/fast-food-de-pompeia-uma-das-mais-instigantes-descobertas-recentes.phtml acessado em 01 de maio de 2021.
(2) Mirella Corbier. A fava é a moréia: hierarquias sociais dos alimentos em Roma. In: História da alimentação. Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari. Trad: Luciano Vieira Machado, Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 232. (4) Por: HISTORY Brasil. Fonte: Parque Arqueológico de Pompeia. Imagens: Luigi Spina/Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação. In: https://history.uol.com.br/noticias/escavacoes-revelam-detalhes-de-balcao-de-fast-food-descoberto-nas-ruinas-de-pompeia acessado em 03 de maio de 2021. (5) Veronica Grimm, A História do sabor. Paul Freedman (org) trad: Anthony Sean Cleaver. SãoPaulo: Editora Senac São Paulo, 2009. p 94.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...