Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Berinjelas na caçarola.

Receita de Berinjelas na caçarola: 
Receita adaptada do livro: Nola, Roberto de. Livro do Cozinheiro. Mariano Artigas- Tradução Claudio Giordano- São Paulo: Instituito Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio", 2010.
Ingredientes:
1 Berinjela grande.
Caldo de carne.
1 cebola.
Queijo ralado.
3 gemas de ovos.
Gengibre.
Noz-moscada.
Coentro.
Salsa.

Modo de Preparo:
 Corta-se a Berinjela em três ou quatro pedaços já descascadas e coloque numa caçarola para cozinhar com o caldo de carne e a cebola. Depois de cozidas pica-lás e devolver a panela, mistura-se o queijo ralado com as gemas e a berinjela e mexa bem. Acrescente o gengibre, a noz o coentro e a salsa e levar em um pirex ao forno por cerca de uns 15 minutos. Depois de assada, sirva. 
 

Comentários

As receitas populares