Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Queijadinhas de Sintra

Olá, leitores!
Aqui em casa o mês começou bem! Ganhamos de regalo de um amigo que esteve em Portugal, as famosas queijadinhas de Sintra, as quais, não duraram muito, foram devoradas em uma tarde de filmes. Elas estavam deliciosas! Hummmmmmm! Se tem lugar que faz doces maravilhosos é Portugal. Em especial sua doçaria conventual que foram responsáveis pelo aparecimento de doces que não somente tinham nomes de santos e anjos, mais que são de um sabor dos céus, de comer rezando. Os conventos foram palco do aparecimento em larga medida de doces como as aletria, pão-de-ló, beijos de freira, tutano do céu, toucinho do céu e outros. 


Muitas das moças que iam destinadas a vida santa além de fartos dotes traziam consigo hábitos de alimentação e receitas familiares que deram a origem a variedade de doces maravilhosos.

Tais doces são conhecidos pelo paladar único com grande quantidade de açúcar e ovos. As queijadas de Sintra estavam deliciosas um sabor bem peculiar de ovos, queijo e ao fundo o sabor  único de canela. 
As saborosas Queijadas Finas  " Natalina Batalha" feita por Filipe Leandro João de Sintra Lisboa.


Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares