Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Em comemoração...

Olá, leitores!


Estive um pouco ausente de minhas postagens, pois, estava preparando o chá da filhinha, que já está para "desembarcar"como diz uma amiga, apesar da barriga imensa e do cansaço resolvi que ficaria a frente de tudo, ora não poderia ser diferente, pois, era a primeira festa da bebê! Desta forma, vocês imaginam o trabalho imenso que foi, pois desde a decoração até os docinhos foram feitos por mim. Imaginem (...) o marido não concordava com todo esse trabalho, queria encomendar tudo! Eu disse que nem pensar! Acordamos que eu faria os doces e encomendaria os salgados! Foi uma festa muito fofa do jeitinho que imaginei, aos poucos vou postando comentários sobre os doces que fiz e como foram recebidos pelos convidados!
Hoje tenho um comentário, sobre as lembrancinhas do chá, as quais ficaram um mimo. 

Foram feitas aqui em casa, eram marmitas, com duas Madalenas ou bolhinhos de chá, que os convidados levaram para casa para degustar no café da manhã do dia seguinte, ficaram fofas e posso garantir que elas acabam saindo super em conta e ainda são facéis de fazer. Recomendo na massa que fica uma delícia de fofa, a receita que utilizei foi de Madalenas, todavia, acrescentei um recheio cremoso de goiabada e em outras confeitei com cobertura de chocolate. Ficaram uma delícia! Vou colocar a receita para quem quiser fazer!

Comentários

As receitas populares