Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …
Olá, leitores!
Enfim, consegui começar meu projeto de fazer as receitas do livro de Bento da Maia. A primeira receita deu super certo e ficou bem gostosa! Tive que enfrentar algumas dificuldades, por exemplo, os livros de outrora (século XIX), não traziam a quantidade exata de ingredientes, assim tive que adaptar os ingredientes para fazer uma porção para servir três pessoas. Outra coisa foi o fato de que alguns ingredientes eram conhecidos por outros nomes, como foi o caso da abóbora carneiro, pensei onde ia encontrar a dita abóbora, mais pesquisando vi que era apenas um tipo de abóbora e que podia ser encontrado aqui na região. E também ele fala em arroz branqueado, na verdade era o arroz branco que conhecemos hoje aquele que já passou por um processo de beneficiamento. Então vamos a receita!
Ah! As receitas do livro Português de Bento da Maia vão ficar em receitas num tópico "Tratado Completo de Cozinha e Copa". 
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares